Saiba o que significa 'Brain rot', eleita a palavra do ano do dicionário de Oxford
Aventuras Na História
Em um mundo cada vez mais digital, a Universidade de Oxford elegeu um termo que resume o sentimento de muitos: "brain rot". Traduzida como "cérebro podre" ou "atrofia cerebral", a expressão descreve a deterioração mental associada ao consumo excessivo de conteúdo online de baixa qualidade.
A palavra, que surgiu no século 19, ganhou força em 2024 e foi escolhida entre mais de 37 mil votos. O Dicionário de Oxford define "brain rot" como "a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (principalmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco desafiador".
O crescimento do uso de "brain rot" em 230% este ano reflete a crescente preocupação com os efeitos do vício em redes sociais e o consumo constante de notícias negativas. Especialistas em saúde já associam o termo a sintomas como "neblina mental, letargia, redução da capacidade de atenção e declínio cognitivo".
Perigo virtual
A escolha de "brain rot" como a palavra do ano destaca a ironia de as redes sociais, responsáveis por disseminar o termo, serem também apontadas como uma das principais causas do problema. A geração Z e Alpha, grandes usuárias das plataformas, amplificaram o uso da expressão, demonstrando uma autoconsciência sobre os impactos negativos do consumo excessivo.
"'Brain rot' fala de um dos perigos da vida virtual e como nós estamos usando nosso tempo livre", afirmou Casper Grathwohl, presidente do departamento de linguagens de Oxford, no anuncio desta segunda-feira, 2.
Segundo a CNN, outras palavras finalistas, como "lore", "romantasy" e "slop", também refletem o impacto da cultura digital na linguagem.