TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Saiba qual palavra será escrita na lápide do Papa Francisco
Notícias

Saiba qual palavra será escrita na lápide do Papa Francisco

publisherLogo
Aventuras Na História
22/04/2025 14h12
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16511204/original/open-uri20250422-18-1rut1h5?1745333288
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O papa Francisco  faleceu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano, em decorrência de um acidente vascular cerebral que provocou insuficiência cardíaca irreversível.

Em vida, deixou registrado em testamento como desejava ser sepultado, e suas escolhas rompem com boa parte das tradições da Santa Sé. Ao contrário da maioria dos papas recentes, que foram enterrados nas grutas sob a Basílica de São Pedro, Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. 

Segundo o Vatican News, o local era de grande significado para ele: toda vez que saía ou retornava de viagens internacionais, o pontífice parava ali para rezar diante do ícone da Virgem Maria. Também visitava a basílica após internações e momentos delicados de saúde. Apenas outros sete pontífeces foram enterrados ali — incluindo Clemente VIII, Paulo V e Pio V.

Francisco dispensou o tradicional sepultamento em três caixões (um de cipreste, um de zinco e um de olmo), optando por um único feito de madeira e zinco. Além disso, determinou que os custos da cerimônia não fossem pagos pelo Vaticano, mas por um benfeitor anônimo, que teria sido escolhido por ele.

A lápide também seguirá a simplicidade que marcou seu pontificado. No testamento, ele pediu que fosse gravada apenas uma única palavra: “Franciscus”, seu nome sacerdotal em latim. Nenhum título, nenhuma data, nenhum símbolo adicional.

Testamento

Confira, a seguir, o testamento do papa Francisco na íntegra:

Em nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária unicamente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal confiei sempre à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, na espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde eu ia rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, para confiar com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo cuidado dócil e materno.

Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, da mencionada Basílica Papal, conforme indicado em anexo.

O sepulcro deve ser na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.

As despesas com a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia do benfeitor que determinei transferir para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e da qual providenciei instruções apropriadas a Dom Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda a devida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim.

Ofereço ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também