Home
Notícias
Segunda Guerra Mundial: Combatente é encontrado e enterrado anos após o conflito
Notícias

Segunda Guerra Mundial: Combatente é encontrado e enterrado anos após o conflito

publisherLogo
Aventuras Na História
23/11/2023 18h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15894823/original/open-uri20231123-56-1lcdck?1700762515
©Divulgação/Agência de Contabilidade de Prisioneiros de Guerra/Desaparecidos em Ação (DPAA)
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após 80 anos da Segunda Guerra Mundial, pesquisadores da Universidade de Cranfield, na Inglaterra, encontraram os restos mortais de um combatente. Identificado como 2º tenente Gilbert Haldeen Myers, 27 anos, ele era natural de Pittsburgh, Pensilvânia, e copiloto do B-25 Mitchell, um avião bombardeiro dos Estados Unidos.

Quando o B-25 Mitchell foi bombardeado, haviam cinco pessoas no avião além de Haldeen. Na ocasião, que aconteceu sobre a região italiana de Sciacca em julho de 1943, todos a bordo morreram. Vale destacar que, até este ano, Gilbert foi considerado um desaparecido de guerra, porque depois do ataque, não foram encontrados indícios dele. 

No ano passado, alguns especialistas forenses da Recuperação e Identificação de Vítimas de Conflito (CRICC) da universidade, em parceria com a Agência de Contabilidade de Prisioneiros de Guerra/Desaparecidos em Ação (DPAA), da Defesa dos EUA, foram até a Sciacca. Lá, membros do CRICC se responsabilizaram pela escavação do local

Segundo repercutiu o jornal Correio Braziliense, em agosto deste ano, por meio de análises de DNA, a Agência de Contabilidade de Prisioneiros de Guerra/Desaparecidos em Ação identificou que os restos mortais encontrados pelos pesquisadores se tratavam do combatente mencionado. 

Outros detalhes 

A descoberta foi anunciada somente no último mês de outubro. Em 10 de novembro, os restos mortais de Gilbert Haldeen Myers foram enterrados nos Estados Unidos, em São Petersburgo, na Flórida.

O copiloto, antes de ter os restos mortais descobertos, tinha seu nome registrado no Cemitério Americano Sicília-Roma, em Nettuno, na Itália, nas Paredes dos Desaparecidos. Agora, planeja-se depositar ao lado do nome uma roseta, indicando que ele foi contabilizado. 

Além disso, estima-se que existem 72 mil militares do país norte-americano desaparecidos por conta do conflito armado. Do total, são considerados recuperáveis, assim como Myers, 39 mil militares.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também