Selo de São Jorge é encontrado em assentamento arqueológico do século 7
Aventuras Na História
Arqueólogos da Academia Russa de Ciências fizeram uma descoberta notável durante as escavações de um antigo assentamento que remonta aos séculos 7 e 8, localizado ao sul da cidade russa de Suzdal; a equipe, que iniciou suas pesquisas em 2022, encontrou um selo de chumbo extremamente raro, representando a figura de São Jorge.
As escavações minuciosas revelaram aproximadamente 150 objetos confeccionados em diferentes materiais, incluindo metal, vidro, pedra, osso e cerâmica. Dentre os achados, encontram-se utensílios domésticos comuns, como facas de ferro, uma chave, um verticilo, pesos de chumbo, uma pedra de amolar e uma chumbada de pesca de barro.
Contudo, entre os itens, chamou atenção o artefato feito de chumbo com uma representação detalhada de São Jorge portando uma lança em sua mão direita e inclinando a mão esquerda em direção a um escudo. À esquerda da figura, é possível identificar uma inscrição que exibe as letras "GEOR", como informa o Heritage Daily.
Reverência
De acordo com os especialistas, a maioria dos objetos descobertos datam do século 7 até a primeira metade do século 8. Essa evidência arqueológica é de suma importância para compreender as relações de poder e reverência no nordeste da Rússia naquela época.
São Jorge, também conhecido como Jorge de Lida, era um soldado do exército romano e membro da guarda pretoriana do imperador romano Diocleciano, de acordo com a tradição. Após ser condenado à morte por se recusar a renunciar à sua fé cristã, passou a ser venerado como um santo cristão ao longo dos séculos.
+Confira o comunicado completo sobre a descoberta clicando aqui