Home
News
Senninha: A história por trás do personagem inspirado em Ayrton Senna
News

Senninha: A história por trás do personagem inspirado em Ayrton Senna

publisherLogo
Aventuras Na História
21/04/2024 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16175379/original/open-uri20240421-18-88yky?1713701080
©Reprodução / ASE
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O jeito simples e alegre de Senna viver a vida também conquistou muitos corações. Um deles foi o do artista visual Rogério Martins que, em 1991, criou com Ridaut Dias Jr. uma das maiores homenagens ao piloto: o personagem Senninha.

Naquele período, mesmo com a internet ainda longe de sua ascensão, muitas famílias já acompanhavam Ayrton, inclusive as crianças. E foi pensando nelas que os ilustradores entraram no universo infantil para criarem a imagem de um menino de 6 anos que ama brincar com seu carrinho de corrida e tem um sonho: ser piloto de Fórmula 1.

Capa de um jogo do Senninha - Reprodução / Site oficial do Senninha

Após um ano com o projeto na gaveta, uma ligação mudou tudo: era a novidade de que o próprio Ayrton havia adorado o projeto e que gostaria de falar com a equipe para acertar os detalhes.

A reunião aconteceu e, para a surpresa de Rogério, ele e seu time foram chamados para uma sala. “Quando abrimos a porta, era sala do próprio Ayrton, com ele ali”, conta o artista, descrevendo seu choque ao conhecer o astro. “Foi muito incrível porque a gente não esperava conhece-lo naquele dia”, lembra.

O processo criativo, além de ter a participação do piloto, contou com a importante contribuição de dona Neyde, mãe de Ayrton, que levava aos criadores detalhes da infância do filho, fazendo com que o Senninha também tivesse a mesma personalidade corajosa, leve e bem humorada do piloto.

Lúdico, educativo e social

Senninha foi lançado em janeiro de 1994 com a proposta de ser um elo de comunicação entre Senna e as crianças para transmitir a elas valores do atleta, como determinação, motivação e superação.

Tudo por meio de uma animação educativa que pudesse ajudar no desenvolvimento socioambiental dos pequenos de forma lúdica — porém, como destaca Rogério, sem perder a essência engraçada e aventureira do personagem.

Então Senninha cai, bate, se machuca. Em algumas cenas, a gente até o fazia com o olho roxo, se ‘estropiando’ todo, como qualquer criança”, diz Rogério.
Capa de jogo do Senninha, inspirado no piloto de Fórmula 1 da vida real - Reprodução / Site oficial do Senninha

Como resultado, surgiram as famosas HQs do “Senninha e Sua Turma”. O sucesso nas bancas foi tanto, que o projeto logo se desdobrou em desenho animado, transmitido em canais de televisão aberta, como a TV Cultura, além de estampar diversos produtos com a marca do personagem, sob os cuidados da Sena Brands, empresa criada e mantida pela família do tricampeão mundial.

Com o avanço da internet, o piloto mirim também migrou para as plataformas de streaming e aplicativos de vídeos. Hoje, uma série animada sobre Senninha está disponível na Netflix e em seu canal oficial do YouTube, mantido pela equipe liderada por Rogério, que não deixa de explorar conteúdos com viés social.

Senninha em série animada da Netflix - Divulgação / Netflix

Em 2020, por exemplo, o personagem foi utilizado como propagador de mensagens de proteção contra a covid-19. Inclusive, parte dos royalties da marca é destinada ao trabalho que o Instituto Ayrton Senna realiza para qualificar a educação pública em todas as regiões do Brasil.

Episódio especial 30 anos

O ano de 2024 também marca outras três décadas: o lançamento do próprio Senninha, que aconteceu poucos meses antes de Ayrton morrer. Para celebrar esta criação, um episódio especial foi feito e ficará disponível nos canais do personagem ao longo do ano.

Neste tributo, o pequeno piloto acelera a uma velocidade tão grande que entra em um túnel do tempo, onde repassa por toda sua história e revive momentos ao lado da primeira versão, lançada em 1994 pelo próprio Ayrton Senna, para se conectar com as novas gerações.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também