Home
Notícias
Tecnologia promete revisitar ‘memórias’ com experiência imersiva
Notícias

Tecnologia promete revisitar ‘memórias’ com experiência imersiva

publisherLogo
Aventuras Na História
25/02/2023 15h55
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15439970/original/open-uri20230225-19-g9afyc?1677341608
©Reprodução/Video
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Olhar fotos ou vídeos de momentos especiais fazem qualquer um ter vontade de reviver essas memórias. Imagina como seria poder interagir novamente com aquele lugar especial que você visitou ou com aquela pessoa já não mais presente em sua vida? 

A ideia pode até se assemelhar com Black Mirror, no episódio ‘Toda Sua História’, mas acredite: trata-se de uma tecnologia da vida real. Em desenvolvimento pela Wist, um aplicativo para celular logo permitirá que as pessoas entrem em uma memória capturada.

Episódio ‘Toda Sua História’, de Black Mirror/ Crédito: Divulgação/Netflix

Para isso, momentos registrados com um smartphone serão carregados em um fone de ouvido de realidade virtual, permitindo que os usuários interajam com suas experiências vividas. Já o aplicativo captura informações em 3D e o transformam em uma gravação imersiva. 

O app Vivid

O aplicativo de realidade virtual, chamado Vivid, já está disponível para beta no iOS. Além disso, quando combinado com um fone de ouvido Quest VR, ele permite que os usuários convidem amigos para se juntar a eles em suas memórias.

O mais impressionante de tudo é que a tecnologia permite que os usuários retrocedam, ampliem e até examinem cenas de sua vida cotidiana — o que só é possível devido a sensores e softwares em smartphones modernos com tecnologia de captura 3D.

“A combinação certa dessa nova tecnologia pode nos permitir capturar: momentos espaciais no tempo nos quais você pode voltar”, disse Andrew McHugh, fundador da Wist, em publicação repercutida pelo Daily Mail. 

E o design e a engenharia certos podem tornar isso tão fácil quanto capturar um vídeo”, prosseguiu. 

Segundo o portal FreeThink, para reviver uma memória, os usuários só precisam registram uma experiência com o aplicativo Vivid, que coleta as informações necessárias para transformar a filmagem 2D em um mundo 3D. "Durante a captura, salvamos cor, profundidade, pose do dispositivo, áudio e informações de cena", explicou McHugh.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também