Tempestade de areia deixa milhares de residências sem energia nos EUA
Aventuras Na História
Moradores do estado americano do Arizona foram surpreendidos por uma forte tempestade de areia que teve início na última segunda-feira, 3.
Em um vídeo compartilhado pelo portal de notícias BBC é possível ver uma grande nuvem de poeira sendo levantada do deserto por rajadas de vento.
Como consequência, estradas foram fechadas e linhas de transmissão foram derrubadas, de modo que diversas casas localizadas nos arredores de Phoenix, capital do Estado, acabaram ficando sem energia elétrica.
De acordo com o portal g1, fenômenos como esse estão ficando mais fortes na região por uma série de fatores, tais como a seca, atividades de mineração, além de obras de construção civil.
Como surge o fenômeno
De acordo com o site da Rede de Informações de Emergência do Arizona, "tempestades frequentemente produzem ventos fortes que podem soprar areia solta e sujeira do solo, causando uma grande parede de poeira e detritos, ou uma tempestade de poeira."
Essas tempestades de poeira, diz a fonte, são "inesperadas, imprevisíveis e podem varrer a paisagem desértica do Arizona a qualquer momento", podendo ter quilômetros de comprimento.