Tempos difíceis: O período em que aconteceu a Inquisição no Brasil
Aventuras Na História
Entre os séculos 12 e 18, tanto na Europa quanto nas Américas, a Inquisição aconteceu. Durante esse período, tal movimento político-religioso visava o arrependimento daqueles que eram considerados “hereges” pela Igreja Católica e condenavam todas as teorias que eram contrárias aos dogmas dessa religião. Para isso, os meios utilizados eram um tanto quanto cruéis.
Após um tribunal, aqueles que eram condenados podiam ser vítimas de morte ou tortura, envolvendo a tortura da água (quando a pessoas é imobilizada barriga para cima em uma mesa e é forçado a beber muitos litros de água através de um funil), a roda (quando o indivíduo é amarrado em uma roda posicionada sobre um braseiro ou várias farpas cortantes), entre outros métodos dolorosos.
Mas se engana quem pensa que isso somente aconteceu em países estrangeiros. O professor e historiador Vitor Soares conta como esse movimento também esteve presente no Brasil. De acordo com ele, a Inquisição aconteceu em solo brasileiro principalmente na metade do século 18 e seu principal alvo foi o judaísmo.
O alvo no Brasil
Ainda que o catolicismo seja a religião mais presente o país, o Brasil é marcado por ser um território de pluralidade religiosa muito grande. E em uma tentativa de frear o avanço de religiões e costumes considerados errados pela Igreja da época, a Inquisição teve um papel de suma importância nesse processo.
A visita dos inquisidores aconteceu em três ocasiões e eles vinham querendo punir também cristãos-novos que continuavam com comportamentos que não condiziam com o catolicismo. Mas o foco não era esse, já que mais de 500 pessoas foram acusadas pela Inquisição no Brasil por praticarem o judaísmo. Uma das punições aplicadas foi a expulsão do país.
Desventuras
O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 41 mil seguidores.
Confira o vídeo completo do professor explicando o caso: