TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Terremoto provoca mais de mil mortes em Mianmar, segundo mídia estatal
Notícias

Terremoto provoca mais de mil mortes em Mianmar, segundo mídia estatal

publisherLogo
Aventuras Na História
29/03/2025 12h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16493796/original/GettyImages-2207329706?1743253665
©(Photo by Lauren DeCicca/Getty Images)
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 28, um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Mianmar, além de também ter sido sentido na Tailândia e na China. Até o início desta madrugada, já havia 144 mortes confirmadas e 732 feridos no Mianmar devido ao tremor, mas as informações mais atualizadas da mídia estatal apontam para 1.002 mortos e mais de 2 mil feridos.

O epicentro do tremor ocorreu a 16 km a noroeste de Mandalay, na região central de Mianmar, e a apenas 10 km do solo, o que agravou a força do abalo, fazendo com que ele fosse sentido com mais intensidade. Agora, a junta militar — estabelecida em golpe de Estado em 2021 — que governa o país decretou estado de emergência em seis regiões.

Em um movimento raro, os militares também pediram doações a qualquer país que queira contribuir com as ações de resgate, além de materiais médicos para as vítimas. Vale mencionar que o país já sofre com uma infraestrutura e um sistema de saúde precários, devido aos últimos quatro anos de guerra civil que enfrenta.

"A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte", afirma em comunicado a coordenadora de programas da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Maria Manrique.

Danos

Também foi relatado pela mídia estatal de Mianmar que duas pontes colapsaram, e vários edifícios foram destruídos em pelo menos cinco cidades. Um dos locais mais afetados foi a própria Mandalay, que outrora foi capital real e centro do budismo do país.

Um residente local disse à Reuters que a destruição se espalhou por toda a cidade, danificando estradas e interrompendo linhas telefônicas. Também não há eletricidade disponível, e um bairro inteiro, Sein Pan, está em chamas.

Todos nós corremos para fora de casa enquanto tudo começou a tremer. Testemunhei um prédio de cinco andares desabando diante dos meus olhos. Todos na minha cidade estão na rua, e ninguém ousa voltar para dentro dos prédios", disse o homem, que preferiu não se identificar, à Reuters.

Além de Mianmar, o tremor também fez prédios estremecerem e até derrubou um arranha-céu em construção em Bangkok, capital da Tailândia. Phumtham Wechayachai, ministro da Defesa do país, informou que nove pessoas morreram no desabamento, e agora equipes de resgate se mobilizam para tentar resgatar mais de 101 pessoas dos escombros.

Outro edifício em Bangkok chocou depois que a água de uma piscina no terraço caiu, formando uma cachoeira diante do prédio. Confira imagens registradas, que repercutiram nas redes sociais:

Veja no Twitter
twitter

Moment of the 7.7 Magnitude powerful earthquake in Bangkok, Thailand 🇹🇭 (28.03.2025) pic.twitter.com/KOLTBVS4ES

March 28, 2025

Testemunhas ouviras pela Associated Press também relataram que sirenes foram acionadas por toda a cidade, criando um cenário caótico que deixou vários moradores assustados, e levou centenas de pessoas às ruas, repercute o g1.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também