Tiktoker é multado pelo Ibama em alto valor e deve devolver animais exóticos
Aventuras Na História
O tiktoker Agenor Tupinambá, disse ter sido multado em mais de R$ 17 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama. Ele é conhecido por mostrar a rotina com uma capivara, e agora, terá que entregar o animal silvestre para o instituto.
Segundo o portal de notícias UOL, o tiktoker disse que recebeu uma ligação do diretor da faculdade em que afirmava que fiscais do Ibama se encontravam no local.
A partir disso, ele disse que foi até o instituto, e lá soube das multas contra ele, que somam mais de R$ 17 mil. Além disso, ele conta com acusações por suspeitas de abuso, maus-tratos e exploração contra animais, e ainda uma acusação de matar um animal.
Ainda, o tiktoker foi notificado e teve que excluir todos os vídeos em suas redes sociais. Ele ainda conta com seis dias para entregar para as autoridades a capivara Filó e 20 dias para apresentar a sua defesa.
Manifestação
Em nota, Agenor Tupinambá disse:
Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso."
O caso chegou ao conhecimento do Ibama após um bicho-preguiça, que Agenor alegou ter feito de tudo para salvá-lo, morreu. Além disso, o instituto achou um papagaio na residência do jovem, que, segundo eles, o tiktoker não tinha autorização legal para mantê-lo em sua posse, tal como a capivara.