Tiroteio na prefeitura: Atiradores matam prefeito e outros 17 em cidade do México
Aventuras Na História
Um grupo de civis armados invadiu o prédio da prefeitura de San Miguel Totolapan, uma cidadezinha mexicana, na última quarta-feira, 5, iniciando um tiroteio que deixou 18 mortos e 2 feridos.
Entre as vítimas fatais, está Conrado Mendoza Almeida, que era o prefeito da região, e seu pai, um ex-prefeito. Os responsáveis pelo atentado, por sua vez, permanecem foragidos da polícia.
Vale mencionar que San Miguel Totolapan é uma cidade particularmente violenta, sendo marcada por disputas por território entre gangues que atuam no narcotráfico, segundo repercutido pelo The Guardian.
Em uma declaração pública feita nas redes sociais, o Partido da Revolução Democrática do México (PRD), à qual Mendoza pertencia, exigiu que o Ministério Público mexicano faça algo a respeito do caso.
Não é um caso isolado
Uma informação importante é que o atentado à prefeitura dessa cidade não é o único caso ocorrido recentemente no território em que um funcionário público foi atacado.
Ainda na quarta-feira, 5, por exemplo, um deputado estadual foi morto a tiros em Cuernavaca, outro município do país.
Também segundo o The Guardian, desde que Andrés Manuel López Obrador assumiu a presidência do México, ainda em 2018, 18 prefeitos e 8 parlamentares teriam sido assassinados, o que levanta críticas às suas políticas de segurança pública.