TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Trem Merci: Vagão de locomotiva da Segunda Guerra é redescoberto
Notícias

Trem Merci: Vagão de locomotiva da Segunda Guerra é redescoberto

publisherLogo
Aventuras Na História
15/04/2025 22h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16507274/original/open-uri20250415-18-1lhir9k?1744755270
©United Railroad Historical Society of New Jersey
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mais de 70 anos após sua entrega e décadas após desaparecer sem deixar rastros, o vagão do “Trem Merci” destinado a Nova Jersey foi finalmente encontrado. 

O presente, oferecido pela França aos Estados Unidos em 1949 como agradecimento pelo apoio durante a Segunda Guerra Mundial, deve retornar ao estado nesta primavera, segundo o site NorthJersey.com.

O "Trem Merci" foi um gesto diplomático grandioso: uma locomotiva acompanhada de 49 vagões — um para cada estado americano da época, além de um destinado a Washington, D.C. e ao território do Havaí — carregados com milhares de presentes do povo francês.

Nova Jersey, no entanto, perdeu seu vagão cerca de uma década após o recebimento. Historiadores presumiram que ele tivesse sido destruído, já que não havia registros sobre seu paradeiro.

Reencontro

O mistério começou a ser desvendado em 1993, quando curadores do Museu e Memorial Nacional da Primeira Guerra Mundial encontraram um vagão antigo, enferrujado e de origem desconhecida em um campo no Tennessee. 

Transportado para Kansas City, Missouri, ele permaneceu armazenado por 30 anos até que, no ano passado, o curador Chris Juergens decidiu investigar sua origem. Em parceria com o historiador David Knutson, ele comparou as placas de metal do vagão com fotos de arquivo — e a confirmação veio: era o vagão de Nova Jersey.

Diante da descoberta, o museu decidiu doar o vagão à United Railroad Historical Society of New Jersey, que agora organiza seu transporte de volta ao estado. “É raro que algo tão grande e tão importante desapareça e depois reapareça”, disse Kevin Phalon, diretor executivo da sociedade histórica, à NBC New York. “É literalmente como encontrar um tesouro enterrado.”

Assim que retornar — o que deve ocorrer ainda neste mês ou no início de maio — o vagão passará por uma restauração completa. O exterior será restaurado à aparência original de 1949. Já o interior será adaptado para abrigar uma exposição itinerante sobre o Trem Merci e o papel estratégico das ferrovias nas duas guerras mundiais.

A sociedade também espera que o vagão seja incluído no Registro de Lugares Históricos de Nova Jersey. A previsão é que todo o projeto esteja concluído até a primavera de 2027.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também