Home
Notícias
Tubarão-duende rara é pescada em Taiwan e pescadores descobrem que ela carregava 6 filhotes
Notícias

Tubarão-duende rara é pescada em Taiwan e pescadores descobrem que ela carregava 6 filhotes

publisherLogo
Aventuras Na História
16/06/2023 18h52
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15608312/original/open-uri20230616-18-zezc06?1686942179
©Reprodução / Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pescadores acidentalmente capturaram uma fêmea rara de tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) na costa noroeste de Taiwan. Infelizmente, a fêmea estava grávida de seis filhotes e acabou falecendo. Com 800 kg, o animal é o maior já encontrado dessa espécie nas águas da região.

De acordo com o Museu Artístico do Oceano de Taiwan, em uma postagem no Facebook na terça-feira, 13, os pesquisadores inicialmente planejavam vender o animal, que foi pescado no porto de pesca de Nanfangao, em Yilan, para um restaurante. No entanto, o museu decidiu adquirir o cadáver do tubarão-duende

 “Depois de lutar por ele, o Museu Artístico do Oceano de Taiwan o comprou como um futuro livro didático de educação marinha”, diz a publicação. “Espera-se que seja exibido no futuro!”.

Os tubarões-duende habitam águas profundas tropicais e temperadas e são encontrados em quase todos os oceanos. Raramente são avistados na costa, preferindo plataformas continentais externas a até 1.300 metros de profundidade, sendo mais comuns entre 270 e 960 metros.

Os tubarões-duende

De acordo com a Galileu, esses animais possuem uma aparência peculiar, especialmente devido ao focinho longo e achatado e à boca que pode se projetar em direção à presa. O focinho é coberto por poros que abrigam os canais dos eletrorreceptores conhecidos como ampolas de Lorenzini.

Os tubarões-duende possuem uma boca especializada capaz de capturar pequenos animais inteiros, como peixes ósseos, cefalópodes (polvos e lulas) e crustáceos. Suas mandíbulas são equipadas com dentes em forma de agulha que se projetam para fora para agarrar as presas.

Segundo informações do site Live Science, os pescadores que capturaram a tubarão-duende grávida estavam praticando a pesca de arrasto de fundo, uma prática na qual os barcos rebocam uma rede pesada ao longo do fundo do oceano. Essa forma de pesca é condenada por conservacionistas, pois não permite discriminar o que é capturado, resultando no descarte de espécies não alvo. Entretanto, a espécie não é considerada ameaçada de extinção devido a atividades humanas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também