TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Túmulo de príncipe egípcio da quinta dinastia é descoberto em Saqqara
Notícias

Túmulo de príncipe egípcio da quinta dinastia é descoberto em Saqqara

publisherLogo
Aventuras Na História
21/04/2025 15h08
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16510654/original/open-uri20250421-17-1fxjax?1745248367
©Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, uma equipe de arqueólogos egípcios encontrou na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo, um achado surpreendente: o túmulo do príncipe Waser-If-Re. Filho do rei Userkaf, fundador da Quinta Dinastia do Egito, sua tumba oferece um raro vislumbre de como era a vida da realeza egípcia há cerca de 4.000 anos.

A descoberta foi feita por uma equipe liderada pelo egiptólogo Zahi Hawass, em colaboração com o Conselho Supremo de Antiguidades e a Fundação Zahi Hawass para Arqueologia e Patrimônio, conforme repercute o Archaeology News. As escavações revelaram que o túmulo era datado do Império Antigo, mas escavações posteriores ainda apontaram que ele foi reutilizado durante a 26ª Dinastia.

Fotografias do túmulo e de estátua de granito encontrada no túmulo / Crédito: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Descobertas

Conforme descrito em comunicado do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, uma das características mais marcantes do túmulo é uma enorme porta falsa de granito rosa, com 4,5 metros de altura por 1,15 metro de largura.

Esta é a primeira porta do tipo encontrada no Egito, tanto em material quanto em tamanho, e ainda chama atenção pelos hieróglifos esculpidos, que listam os vários títulos do príncipe Waser-If-Re — como "Príncipe Hereditário", "Escriba Real", "Vizir", "Juiz", "Governador de Buto e Nekheb" e "Sacerdote Cantor".

Além dessa porta falsa, uma segunda entrada esculpida na face leste do túmulo apresenta o nome do príncipe, e ainda uma cartela do rei Neferirkare, outro membro da Quinta Dinastia. Essa entrada, bem como estátuas posteriores descobertas no túmulo, confirmam que o local chegou a ser reutilizado séculos após sua construção.

Além do próprio túmulo, também chama atenção no local a descoberta de treze figuras de granito rosa em cadeiras de espaldar alto. Os arqueólogos acreditam que algumas delas representem as esposas do príncipe, enquanto outras não possuem cabeça. Próximo às figuras, também foi desenterrada uma figura de granito preta com 1,35 metro de altura e uma mesa de oferendas de granito vermelho, com itens rituais inscritos.

Estátuas sem cabeça encontradas no túmulo do príncipe Waser-If-Re / Crédito: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Por fim, além disso, também havia outra estátua de granito preto, com 1,17 metro de altura, em uma das câmaras. Ela contém o nome e os títulos de seu proprietário, e é datada da 26ª Dinastia. Agora, a escavação do local continua, e os arqueólogos esperam encontrar mais câmaras e artefatos, que podem revelar mais sobre o uso posterior do túmulo e justificar o porquê de as estátuas de reis serem movidas para as câmaras.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também