Ucrânia muda Natal para 25 de dezembro como provocação à Rússia
Aventuras Na História
Na última sexta-feira, 28, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou um projeto de lei para o país mudar o feriado oficial de Natal para 25 de dezembro. Vale destacar que seguindo a Igreja Ortodoxa Russa, a celebração acontecia em 7 de janeiro.
A medida se dá em meio a constante divisão entre as igrejas de Kiev e Moscou, aprofundada desde que as tropas de Putin invadiram seu vizinho pró-ocidental em 24 de fevereiro de 2022.
A luta incansável e bem-sucedida por sua identidade contribui para o desejo de todo ucraniano de viver sua própria vida com suas próprias tradições e feriados", aponta uma nota explicativa sobre o projeto de lei no site do parlamento.
Abandono de herança
A Igreja ucraniana tradicionalmente celebrava o Natal ao mesmo tempo que a Igreja Ortodoxa Russa, em 7 de janeiro. Entretanto, com o apoio do Patriarca de Moscou, Cirilo I, à invasão, a Igreja do país permitiu que seus fiéis celebrassem o Natal junto aos católicos.
Conforme repercutido pelo The Guardian, o objetivo da nova lei é "abandonar a herança russa de impor as celebrações do Natal em 7 de janeiro". A mudança faz parte do processo nacional ucraniano de desmantelar os símbolos da Rússia, da União Soviética e do comunismo, iniciado quando a Crimeia foi anexada, em 2014.