TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Vaticano devolve peças do Parthenon que estavam em coleção papal
Notícias

Vaticano devolve peças do Parthenon que estavam em coleção papal

publisherLogo
Aventuras Na História
07/03/2023 20h12
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15453804/original/open-uri20230307-18-1f9f30b?1678221203
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Três peças de 2.500 anos foram devolvidas à Grécia pelo Vaticano. Elas ficavam em um dos principais monumentos gregos, o Parthenon. O país ainda disse que outras nações deveriam imitar o gesto, se referenciando a peças do mesmo templo que ainda estão em poder da Grã-Bretanha.

Em dezembro do ano passado, o papa Franciscoordenou a devolução das obras — que estão nas coleções papais dos museus do Vaticano há mais de um século. O líder religioso realizou as doações a Ieronymos 2º, chefe da Igreja Ortodoxa Grega, como uma atitude de diálogo ecumênico.

O representante do chefe ortodoxo,Papamikroulis Emmanouil, chamou o gesto de Franciso de histórico, mas disse que ainda "falta muito para curar as feridas e traumas sofridos por este monumento por causa de práticas que pertencem a um passado distante".

Atitudes de outros países

Emmanouil ainda salientou que "a esperança é que o gesto seja imitado por outros. Sua Santidade, o papa de Roma, provou que isso é possível e realista". O Museu Britânico, localizado em Londres, disse em janeiro que devolveria os mármores que adornavam o Parthenon e que estão há décadas em exposição no museu.

Conhecido como Mármores de Elgin, o conjunto foi feito sob a supervisão do escultor Fídias no século 5º a.C. Segundo a Folha de S. Paulo, em 1806,Fídias conseguiu uma autorização para levar o conjunto ao Reino Unido durante a ocupação do território grego pelos otomanos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também