Home
Notícias
Veja momento em que vulcão entra em erupção na Islândia
Notícias

Veja momento em que vulcão entra em erupção na Islândia

publisherLogo
Aventuras Na História
22/11/2024 23h51
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16404496/original/open-uri20241123-18-5t2kse?1732320071
©Reprodução/X
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma passageira de um voo captou imagens impressionantes de um vulcão em erupção no sudoeste da Islândia, que voltou à atividade após permanecer adormecido por oito séculos.

Esta é a sétima erupção desde dezembro, segundo o New York Post. O vulcão está liberando lava em direção ao famoso spa Blue Lagoon, uma das principais atrações turísticas do país.

A erupção na Península de Reykjanes começou inesperadamente na noite de quarta-feira, 20, criando uma fissura de aproximadamente três quilômetros de extensão.

Apesar de significativa, a atividade vulcânica é considerada menos intensa do que as erupções registradas em agosto e maio deste ano, conforme relatou o escritório meteorológico da Islândia, responsável pelo monitoramento sísmico.

Veja no Twitter
twitter

My life has peaked. Nothing is ever topping this. Volcano erupted last night in Iceland 🇮🇸 pic.twitter.com/x2sqlJTwym

November 21, 2024

"No contexto geral, esta é uma erupção menor", afirmou Magnús Tumi Guðmundsson, professor de geofísica que sobrevoou a área com a Agência de Proteção Civil para avaliar o evento, em entrevista à emissora RUV.

Impactos e precauções

Embora não haja riscos para viagens aéreas, as autoridades alertaram para emissões de gases na região, incluindo na cidade de Grindavík, que foi amplamente evacuada no ano passado devido à reativação do vulcão. Cerca de 50 residências e o spa Blue Lagoon foram interditados por precaução após a emissão de um alerta pela Agência de Proteção Civil.

Na quinta-feira, 21, a lava atingiu o estacionamento do spa, destruindo um prédio de serviços. Também alcançou o oleoduto que abastece a península com água quente para aquecimento. Segundo o escritório meteorológico, os canos foram projetados para suportar o impacto do fluxo de lava, minimizando danos maiores.

Apesar da magnitude do evento, a atividade vulcânica na Islândia segue sendo cuidadosamente monitorada, enquanto as autoridades buscam garantir a segurança dos moradores e visitantes da região.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também