Veja momento em que vulcão entra em erupção na Islândia
Aventuras Na História
Uma passageira de um voo captou imagens impressionantes de um vulcão em erupção no sudoeste da Islândia, que voltou à atividade após permanecer adormecido por oito séculos.
Esta é a sétima erupção desde dezembro, segundo o New York Post. O vulcão está liberando lava em direção ao famoso spa Blue Lagoon, uma das principais atrações turísticas do país.
A erupção na Península de Reykjanes começou inesperadamente na noite de quarta-feira, 20, criando uma fissura de aproximadamente três quilômetros de extensão.
Apesar de significativa, a atividade vulcânica é considerada menos intensa do que as erupções registradas em agosto e maio deste ano, conforme relatou o escritório meteorológico da Islândia, responsável pelo monitoramento sísmico.
"No contexto geral, esta é uma erupção menor", afirmou Magnús Tumi Guðmundsson, professor de geofísica que sobrevoou a área com a Agência de Proteção Civil para avaliar o evento, em entrevista à emissora RUV.
Impactos e precauções
Embora não haja riscos para viagens aéreas, as autoridades alertaram para emissões de gases na região, incluindo na cidade de Grindavík, que foi amplamente evacuada no ano passado devido à reativação do vulcão. Cerca de 50 residências e o spa Blue Lagoon foram interditados por precaução após a emissão de um alerta pela Agência de Proteção Civil.
Na quinta-feira, 21, a lava atingiu o estacionamento do spa, destruindo um prédio de serviços. Também alcançou o oleoduto que abastece a península com água quente para aquecimento. Segundo o escritório meteorológico, os canos foram projetados para suportar o impacto do fluxo de lava, minimizando danos maiores.
Apesar da magnitude do evento, a atividade vulcânica na Islândia segue sendo cuidadosamente monitorada, enquanto as autoridades buscam garantir a segurança dos moradores e visitantes da região.