Home
Notícias
Vênus dos Trapos: incêndio intencional destrói escultura em Nápoles
Notícias

Vênus dos Trapos: incêndio intencional destrói escultura em Nápoles

publisherLogo
Aventuras Na História
12/07/2023 20h14
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15655171/original/open-uri20230712-18-5pvvxr?1689193308
©Reprodução/Vídeo/YouTube/Prix Italia
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em Nápoles, autoridades italianas anunciaram nesta quarta-feira, 12, que a escultura "Vênus dos Trapos", do artista Michelangelo Pistoletto, foi alvo de um incêndio considerado intencional. A obra, que havia sido criada no ano de 1967, segundo repercutiu o jornal O Globo com informações da AFP, é um dos maiores ícones da "arte povera". 

A obra, que ficava em frente à prefeitura da cidade de Nápoles, teve o incêndio declarado na madrugada de hoje e, acerca do ocorrido, GaetanoManfredi, prefeito do município, comentou que o fogo que atingiu o local "foi um ato de grande violência". Na ocasião, ele disse ainda que a tragédia "o deixou sem palavras". 

Além disso, Gaetano conversou com o artista da “Vênus dos Trapos” que, conforme dito por ele, se encontra "amargurado e muito afetado" pelo ato de "vandalismo" que sua obra sofreu. 

A obra, apresentada ao público no dia 28 de junho na Piazza Municipio, passaria o verão europeu instalada no local. Sobre o ocorrido, Antonio De Iesu, o chefe de segurança da comuna da cidade italiana, relatou:

[O incêndio] um evento muito sério e certamente um ato de vandalismo. Os especialistas estão verificando as câmeras e esperamos encontrar algo. Mas o fato grave, além das investigações, é que esta cidade ainda não mostra a maturidade que uma cidade europeia deveria impor. Nesta cidade, domina uma degeneração ligada ao mal-estar juvenil, o que é um problema difícil de enfrentar". 
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também