Home
Notícias
Verdadeiro tamanho do 'peixe diabo' surpreende internautas
Notícias

Verdadeiro tamanho do 'peixe diabo' surpreende internautas

publisherLogo
Aventuras Na História
13/02/2025 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16462519/original/open-uri20250213-18-1nro2oa?1739477138
©Reprodução/redes sociais
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um raro exemplar do peixe “diabo negro” (Melanocetus johnsonii) foi avistado na superfície do oceano no final de janeiro, próximo à costa de Tenerife, na Espanha, despertando surpresa entre biólogos e curiosos.

A espécie, normalmente encontrada em profundidades que variam entre 200 e 2 mil metros, protagonizou um registro considerado histórico, já que é extremamente incomum que esse animal surja em águas rasas.

No entanto, um vídeo publicado recentemente nas redes sociais gerou reações inesperadas do público.

A gravação, que mostra o peixe na mão de uma pessoa, revelou que o animal possui apenas cerca de três centímetros. A descoberta causou espanto entre internautas, que imaginavam que a criatura fosse bem maior.

A responsável pela publicação, uma jovem que visitava o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), em Santa Cruz de Tenerife, compartilhou o vídeo em sua conta no TikTok, com a legenda:

“Você vem em uma excursão no MUNA e acaba sendo uma das poucas pessoas que podem ver o peixe abissal”. Nos comentários, ela ainda brincou com a percepção equivocada do tamanho do animal: “Para todos que pensavam que ele era um gigante, na verdade, é um pequeno bebê”.

Repercussão

A gravação rapidamente viralizou e gerou reações bem-humoradas e de surpresa. “Achei que fosse do tamanho de um tubarão pelas fotos”, comentou um usuário. Outro ironizou: “Quero o contato do oftalmologista de quem avistou esse grão de farofa queimada no meio do oceano”.

Apesar da surpresa do público, o tamanho diminuto é característico dos machos dessa espécie, que geralmente não ultrapassam três centímetros ao longo da vida. Já as fêmeas podem atingir até 18 centímetros, sendo bem maiores que os machos.

A confusão sobre o tamanho do peixe se deve ao primeiro vídeo, que mostrava o animal nadando em águas rasas, tendo apenas o fundo azul do oceano como referência, o que gerou a impressão de que ele seria muito maior.

O avistamento do “diabo negro” ocorreu em 26 de janeiro, a aproximadamente dois quilômetros da costa de Tenerife. Segundo a ONG Condrik Tenerife, responsável pelo registro e coleta do animal, o motivo para o peixe ter sido encontrado tão próximo à superfície ainda é desconhecido. Possíveis explicações incluem doenças, fuga de predadores ou a influência de correntes marítimas.

Após constatarem que o peixe não sobreviveria na superfície, os pesquisadores o recolheram e o encaminharam ao Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), onde serão realizados estudos para entender melhor as causas que levaram o animal a sair de seu habitat natural.

O “diabo negro” é conhecido por seu apêndice dorsal que possui bactérias bioluminescentes, utilizadas para atrair presas — uma imagem que se popularizou na animação “Procurando Nemo”.

Esse raro encontro na superfície trouxe à tona a curiosidade e o fascínio que as criaturas das profundezas exercem sobre o público, mesmo quando são menores do que muitos imaginavam.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também