Zambelli confirma viagem para os Estados Unidos: "Não informei porque estou sem redes"
Aventuras Na História
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal, que foi filmada segurando uma arma em direção a um homem negro, o jornalista Luan Araújo, um dia antes das eleições, informou, por meio de nota, que está viajando para os Estados Unidos.
Depois de ter apontado uma arma para Luan, Carla teve seu perfil nas redes Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e TikTok, suspensas. Ela alegou que perdeu o acesso ao WhatsApp e Telegram também, e que por isso não informou ninguém de sua viagem repentina.
Segundo a parlamentar, suas contas foram suspensas porque ela estaria sendo "censurada" e "calada e impedida de se comunicar" com seus seguidores.
"Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras", disse, como informado pelo UOL. "É através das minhas redes sociais que reporto eventos, faço questionamentos, trago conhecimento informativo e divulgo minha agenda"
A situação do vídeo ocorreu em São Paulo e nele, é possível ver que ela atravessa a rua com uma pistola empunhada, o que motivou a movimentação de um pedido de investigação feito pela oposição, por tentativa de homicídio, lesão corporal, perigo para a vida de terceiros e racismo.
Grupos bolsonaristas
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) envia determinações às plataformas para a remoção de grupos de WhatsApp e Telegram, desde a segunda-feira, 31. Os quais tem convocações para a paralisação de estradas e pedidos para o golpe militar. O tribunal ainda não informou o motivo para a suspensão das redes da deputada.
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), encaminhou à PGR (Procuradoria-Geral da República) um pedido de investigação da oposição contra Zambelli, no domingo, 30. Cabe a equipe de Augusto Aras avaliar a possibilidade de abertura de uma apuração contra ela.
Confira abaixo a nota da deputada, como divulgado pelo UOL:
"É através das minhas redes sociais que reporto eventos, faço questionamentos, trago conhecimento informativo e divulgo minha agenda. O resultado desse trabalho de confiança e respeito me garantiu o título de parlamentar de maior influência no Brasil nos últimos 2 anos segundo o FSB e 2 vezes a melhor deputada do Brasil, segundo o Congresso em Foco. A decisão que censurou todos os meus canais de comunicação, inclusive o Watsapp tem como objetivo controlar o fluxo de informações e conter uma das maiores vozes conservadoras da internet com mais de 9.520.000 seguidores em sete redes sociais. Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras!"