Dia Mundial da Saúde Digestiva: 3 dicas simples para manter seu intestino em dia
Bons Fluidos
Esta quarta-feira (29) marca o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Esta data se faz importante, pois se o seu intestino não vai bem, é sinal que outros âmbitos da sua vida podem estar desregulados. Entenda mais a partir do depoimento do Dr. Rodrigo Barbosa.
Baixa quantidade de fibras
Você sabia que milhões de brasileiros sofrem de constipação ? Ou seja, eles passam três dias ou mais sem ir ao banheiro. Além disso, outra consequência deste mal é que as fezes saem com mais dificuldade, seja por ressecamento ou muito esforço para evacuar.
Segundo o especialista, o motivo é que essas pessoas pecam na hora da ingestão de fibras , de água e da realização de exercícios físicos. “O ideal é que todos evacuassem com frequência. O normal é ir ao banheiro uma vez a cada três dias e, no máximo, três vezes ao dia”, detalha. Além disso, a consistência das fezes também importa, pois precisam ser bem formadas.
A importância dos exercícios
Para entender quão importante é a realização de exercícios físicos , Barbosa conta que a cavidade intestinal é formada por músculos. Por isso, os movimentos feitos nas atividades conseguem estimular a região e melhorar o processamento dos alimentos ingeridos.
Água e o funcionamento do intestino
Porém, não adianta ingerir fibras e treinar se não estiver consumindo bastante água: “Sem ela, o intestino não consegue deixar as fezes pastosas, transformando-as em bolinhas duras e difíceis de serem eliminadas. Isso pode piorar a situação”. Vale lembrar que líquidos em geral não contam tanto, tem que ser o líquido cristalino, insípido e inodoro.
Riscos de câncer?
Quando questionado se há perigos de desenvolver um câncer caso a constipação não cesse, ele afirma que não há evidências científicas sólidas que sugiram tal fato. Porém, alerta para uma outra consequência. “O acúmulo de fezes no intestino pode levar a uma condição conhecida como obstipação crônica, que pode causar desconforto e aumentar o risco de desenvolver problemas digestivos”, explana.