Papa Leão XIV nomeia brasileiro para o Dicastério dos Bispos
Bons Fluidos

Na última semana, o Papa Leão XIV nomeou o brasileiro Dom Ilson de Jesus Montanari como secretário do Dicastério para os Bispos. Com a decisão do pontífice, o arcebispo, que também teve grande atuação durante o papado de Francisco, inicia seu terceiro mandato de cinco anos.
Papa Leão XIV anuncia nomeações
Em 26 de setembro, o líder religioso ainda instituiu o italiano Dom Filippo Iannone como prefeito do organismo da Cúria Romana. A função, anteriormente ocupado por Robert Francis Prevost, é responsável por auxiliar o pontífice na escolha de bispos. Dessa forma, o indicado deve coletar e checar informações, bem como sugerir os nomes.
O secretario do dicastério também ajuda o superior nessa seleção. Além disso, eles contam com o apoio do subsecretário, que pelos próximos cinco anos será o monsenhor Ivan Kovač. Entretanto, a decisão final cabe a Leão XIV. De acordo com comunicado do Vaticano, os recém-nomeados assumirão suas posições em 15 de outubro.
Conheça o brasileiro
Nascido em Sertãozinho, no interior de São Paulo, Dom Ilson de Jesus Montanari, de 66 anos, já esteve à frente da Igreja de São João Batista e atuou como coordenador da pastoral da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Em 2013, contudo, após mudar-se para Roma para estudar Teologia Dogmática, o sacerdote conquistou o posto de vice-camerlengo, a pedido do Papa Francisco.
Já em 2019, o pontífice o indicou novamente ao cargo, que assume as funções administrativas da Santa Sé durante a ausência ou após a morte do líder religioso. Por isso, ao lado do cardeal Kevin Joseph Farrell, Montanari foi responsável por organizar o funeral de Jorge Mario Bergoglio e conduzir o Colégio de Cardeais, até a chegada de Prevost.
Além disso, ele desempenhou papel importante durante o Conclave, colaborando para manter a estrutura operacional do Vaticano. Agora, o arcebispo brasileiro retorna, pela terceira vez, ao subcomando do Dicastério para os Bispos.

