TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Médico alerta para diagnóstico do Papa em pessoas idosas: 'Pode desencadear outros problemas'
Notícias

Médico alerta para diagnóstico do Papa em pessoas idosas: 'Pode desencadear outros problemas'

publisherLogo
Caras
21/04/2025 18h37
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16510793/original/open-uri20250421-18-dham28?1745261073
©Foto: Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Ele foi o segundo mais velho a liderar a Igreja Católica. No entanto, o declínio de sua saúde vinha sendo uma preocupação desde o ano passado. Em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Igor Maia Marinho explica o quadro de saúde do líder religioso. 

A internação mais recente do Papa foi causada por uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Um mês de fevereiro foi crítico para o líder religioso. Onde recebeu o diagnóstico de pneumonia bilateral e precisou de uma hospitalização prolongada. 

O Papa começou a ter dificuldade para discursar durante audiências religiosas. Ele admitiu publicamente que estava com questões respiratórias e chegou a pedir para um auxiliar fazer a leitura do sermão. Em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Igor Maia Marinho aponta que estas questões podem ter agravado o quadro do líder religioso.

"Problemas respiratórios em idosos devem sempre ser levados a sério, porque mesmo quadros inicialmente leves, como uma bronquite viral, podem evoluir rapidamente para pneumonias ou infecções bacterianas graves", revela.

Segundo o infectologista, a dificuldade em falar, o cansaço ao discursar e a necessidade de ajuda durante as leituras são sinais de que o sistema respiratório estava comprometido: "O que pode indicar uma piora da função pulmonar ou mesmo falta de oxigenação adequada, alem de uma possível fraqueza muscular". 

EXISTE RELAÇÃO COM A IDADE?

Nos últimos anos, o Papa vinha enfrentando problemas de saúde. O líder religioso passou por cirurgias e internações com a idade avançada. Com o amadurecimento do corpo e do organismo, o sistema imunológico já não responde da mesma forma. O Dr. Igor Maia Marinho esclarece. 

"Em um paciente com 88 anos, como o Papa Francisco, esse desgaste contribui para um quadro clínico mais complexo, que pode desencadear outros problemas sistêmicos, como perda de massa muscular, queda da imunidade e risco aumentado de novas infecções [...] acredito todo o processo ocorreu sem grande sofrimento para o pontífice", finaliza o Dr. Igor Maia Marinho, médico infectologista. 

Leia mais em: Médico alerta para insuficiência que afetou o Papa: 'É comum em idosos'

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também