Papa Francisco: relembre as frases marcantes do pontífice

Caras






O Papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, 21, fez algumas declarações ao longo do seu pontificado que resumem sua visão em relação a diversos temas da sociedade, como o papel da Igreja, os diretos das mulheres, situações dos imigrantes, questões de sexualidades, entre outros.
Relembre algumas das principais frases do pontífice:
- "Melhor ser ateu do que católico hipócrita"
- "O papa é argentino e Deus é brasileiro"
- "Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?"
- "O dinheiro deve servir e não governar"
- "Católicos não precisam procriar 'como coelhos'"
- "Para alguns sou comunista, mas o amor pelos pobres é centro do Evangelho"
- "Precisamos é de pontes, e mão de muros"
- "Que não haja espaço para o ódio, discriminação ou exclusão"
- "Deus escolhe boas pessoas em todas as religiões"
- "Gays são filhos de Deus e têm o mesmo direito de constituir uma família"
- "Dói ver um padre ou uma freira com um carro de último modelo"
Vaticano revela detalhes da causa da morte do papa
Na tarde desta segunda-feira, 21, os representantes do Vaticano divulgaram oficialmente qual foi a causa da morte do Papa Francisco. Ele faleceu nesta madrugada aos 88 anos.
De acordo com o Vaticano, o papa, batizado como Jorge Mario Bergoglio, sofreu um derrame - também chamado de AVC Cerebral - pela manhã e entrou em coma. Logo depois, ele teve um ataque cardíaco irreversível e faleceu. A morte foi confirmada pelo Dr. Andrea Arcangeli, chefe do departamento médico do Vaticano.
Como será o funeral do Papa Francisco?
O funeral do papa acontecerá durante a Novendiales, que são os nove dias santos de luto. As cerimônias de despedida incluem as três estações, que representam os passos para a despedida, desde o anúncio até o sepultamento.
Assim que o Papa Francisco morreu, a primeira estação do funeral já começou. Ali, os religiosos fizeram três passos: a constatação da morte, a exposição do corpo e as orações. A partir disso, o corpo dele será embalsamado para que possa ser velado ao longo dos próximos dias e seu corpo será colocado em um caixão de madeira e zinco. O velório acontece na capela de Santa Marta e é feito por membros do Vaticano.


