Adolescente planejou morte de parentes que queriam tirá-lo do tráfico
Contigo!

Oito pessoas, incluindo um adolescente que foi apenas apreendido, foram presas por suspeita de atirar contra dois homens que estavam pagando uma dívida de tráfico para tirar dois garotos das drogas em Viana no Espírito Santo.
As duas vítimas eram parentes do adolescente, sendo eles, o tio que morreu ao ser baleado, e o pai dos garotos, que sobreviveu.
O crime aconteceu em 26 de agosto de 2025, mas o inquérito da Polícia Civil encerrado apenas nessa semana.
O crime
Em agosto, os dois seguiram até uma boca de fumo da cidade para tentar levar os garotos, de 13 e 15 anos, embora de lá e de volta para casa. O mais novo foi o único que aceitou voltar para casa, enquanto o mais velho negou e disse que iria depois.
Segundo a polícia, o adolescente de 15 anos pediu abrigo aos traficantes e, ali, o crime teria começou a ser planejado. Os homens parentes do jovem de 15 anos tentaram contato com ele por telefone, mas quem atendeu a ligação, foi um traficante que falou que eles precisariam pagar uma dívida de R$ 2 mil. Eles voltaram para pagar a dívida mas acabaram sendo vítimas de uma emboscada, sendo recebidos a tiros no local. Três traficantes estavam aguardando por eles em um terreno vazio próximo.
Assassinato
O tio do menino morreu pouco tempo antes de receber atendimento médico, felizmente o pai conseguiu sobreviver e ajudar a polícia a solucionar o crime.
Segundo a delegada Suzana Garcia, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viana, “O pai disse que sabe o que é o mundo da criminalidade e que não queria isso para os filhos. Que por algum tempo ele estava tentando convencer os garotos a abandonar”.
Ainda segundo a polícia, o adolescente monitorou chegada do pai e do tio na boca e demonstrou extrema frieza quando apenas um deles morre, “Quando eles percebem que só um tinha morrido, o adolescente questiona: ‘Como vocês conseguiram errar?’.”, continuou Suzana.
O que motivou o assassinato foi a intervenção dos parentes no esquema do tráfico local, os dois adolescentes passaram dois meses trabalhando junto dos traficantes antes da intervenção familiar.
“Como esse pai interveio para tirar o filho do ambiente criminoso em que ele estava inserido, esses traficantes quiseram apresentar uma resposta, atentando contra a vida do pai e do tio.”, disse a delegada.
O adolescente de 15 anos foi apreendido mas a situação do irmão de 13 anos segue sob sigilo, por ainda ser menor de idade. O caso é monitorado pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância e Juventude.
Leia mais: Quanto custa? Virginia usa relógio luxuoso e valor surpreende a internet; veja