Home
Notícias
Autor de Xica da Silva, Walcyr Carrasco opina sobre declaração de Zambelli
Notícias

Autor de Xica da Silva, Walcyr Carrasco opina sobre declaração de Zambelli

publisherLogo
Contigo!
03/07/2024 18h44
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16281271/original/open-uri20240703-56-vb73g6?1720032921
©Globo/Victor Pollak
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, 02, a deputada federal Carla Zambelli durante uma live nas redes sociais chamou a também deputada, Benedita da Silva, de Chica da Silva. Ao proferir essa declaração, o comentário de Zambelli foi tido como racista e preconceituoso. Em entrevista à Contigo!, o autor de novelas, Walcyr Carrasco opina sobre a fala da deputada: "Só quero acreditar".

Francisca da Silva, conhecida popularmente como Chica da Silva, foi uma mulher escravizada que viveu no Brasil durante o século 18. Sua história foi retratada na novela Xica da Silva, da TV Manchete, escrita por Walcyr Carrasco. Durante conversa com a Contigo!, ele comenta sobre a fala da deputada. 

O autor menciona que tem muito orgulho de ter sido responsável pela escrita da obra de Chica da Silva. Ele reforça a importância da figura de Chica da Silva para cultura brasileira e repudia a declaração de Carla Zambelli. 

“Chica da Silva foi uma heroína em sua época, e me orgulho muito de ter escrito a novela sobre ela. Só quero acreditar que a deputada Carla Zambelli quis elogiar a grande Benedita da Silva colocando-a no patamar das figuras icônicas e importantes desse país", declara Walcyr Carrasco. 

COMO TUDO ACONTECEU?

A declaração de Carla Zambelli foi feita enquanto ela reclamava de não ter poder de fala na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que ocorre em Maceió. Durante a ocasião, ele se referiu à deputada Benedita da Silva como Chica da Silva. 

“Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli. A comparação levantou discussões de que Carla estava equiparando a deputada Benedita da Silva, com uma mulher escravizada, o que caracteriza como um ato de injúria racial. 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também