Home
Notícias
Como assim? Durante missa, padre anuncia que será pai: "Não há como fugir"
Notícias

Como assim? Durante missa, padre anuncia que será pai: "Não há como fugir"

publisherLogo
Contigo!
21/12/2023 16h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15950335/original/open-uri20231221-18-1mosgi?1703175912
©Imagem de Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O padre francês Laurent Jullien de Pommerol pegou os fiéis de surpresa com uma revelação improvável numa missa realizada no último domingo (17). Ele anunciou que irá renunciar às atividades clericais porque descobriu que será pai. O celibato é uma imposição da Igreja Católica para todos os padres.

Pommerol reservou alguns minutos da missa para contar que está de saída da Igreja após descobrir que terá um filho: “Entendo que isso possa chocar ou deixar um sentimento de traição. Este processo é uma ruptura muito dolorosa que a honestidade exige. Lamento profundamente a dor que isso causa a cada um de vocês".

O sacerdote pediu perdão à comunidade: “Peço humildemente o seu perdão, eu mesmo estou chateado com este acontecimento. Abre-se uma nova responsabilidade e para o bem da criança e da sua mãe, não há como fugir de mim. Há algum tempo, experimentei uma grande angústia que não pude ou não sabia como compartilhar. Não deixei aparecer nada porque a sua origem nada tem a ver com a nossa vida paroquial. Essa provação me enfraqueceu muito e alterou meu discernimento".

O arcebispo de Lyon, Olivier de Germay, que aceitou a renúncia de Pommerol, comentou o caso: "Como vocês sabem, ao dizerem sim ao chamado do Senhor, os sacerdotes concordam em viver na castidade e renunciam ao casamento. Este compromisso é ao mesmo tempo exigente e belo, permite entregar-se inteiramente ao Senhor para a missão, à imagem de Cristo casto e pobre. Por motivos que não devemos julgar, o pároco da Beata Paulina Jaricot, nosso irmão, afastou-se desta exigência e assumirá a futura paternidade".

CASO SEMELHANTE OCORREU NO BRASIL

O padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio foi dispensado pela Arquidiocese de Franca após descobrir que será pai. O proprio sacerdote havia pedido dispensa das funções clericais, no entanto, o motivo ainda não era conhecido. Nesta quinta-feira (5), a Diocese de Franca informou sobre a paternidade em uma nota. 

"A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade", comunicou a instituição religiosa na nota divulgada à imprensa. 

Anteriormente, quando a paternidade ainda não era conhecida, o bispo Dom Paulo Roberto Beloto, da Diocese de Franca, já havia comentado o caso: “Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também