Ex-A Grande Conquista segue a bordo de navio sem destino em Bahamas: ‘Assusta'
Contigo!
A passagem do furacão Milton devastou a Flórida, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (9) e segue sendo monitorado. Os estragos foram grandes na região central do estado, principalmente na cidade de Tampa, e deixaram mais de 3,3 milhões de norte-americanos sem energia, segundo a PowerOutage.us. Também há informações de mortos.
Por conta da situação caótica, o comandante de um cruzeiro, que faria uma parada nas Bahamas na manhã desta quinta-feira, 10, anunciou aos passageiros que não seria possível aportar. No navio ainda em alto-mar e sem destino (até o fechamento desta matéria), está o empresário Kadu Rodrigues, ex-participante do reality show A Grande Conquista 2, da Record. Em entrevista à Contigo!, ele relata a situação bastante delicada.
Acompanhado do marido, Rafael Rafaldini, da mãe, Andréia, e de uma amiga, Kadu está curtindo férias. “Nós embarcamos nesse navio porque era uma viagem de férias da nossa família, a gente já estava nos Estados Unidos (...) A companhia sempre deixou claro que aqui seria um lugar seguro para estarmos; mas a questão, agora, é que não sabemos para onde estamos indo”, diz.
O empresário conta que na última quarta-feira, os passageiros estavam prontos para desembarcar em Bahamas, o que não aconteceu. Agora, eles seguem em alto-mar. “Estamos viajando pela Royal Caribean, um cruzeiro de seis noites. Partimos dia 7 do porto de Tampa, com roteiro passando por Cozumel e Riviera Maya. Porém, fomos informados que a rota seria alterada por conta do furacão, desviando para Bahamas. A todo tempo, eles informavam que estávamos superseguros a bordo, que o navio tem capacidade de se locomover rapidamente para fugir do furacão”, destaca.
“Fomos comunicados pelo comandante que o navio não retornaria mais para o porto de Tampa e que não tinha ainda o porto certo para finalizar o cruzeiro no dia 2 (da viagem). Mas que na quarta seria feita uma parada em Bahamas, porém, não estava confirmada devido às condições climáticas”, relata.
“Hoje (quinta), quando estávamos prontos para descer em Bahamas, quando o navio chegou muito perto do porto, ele voltou. Estamos navegando pelo mar, sem saber de nada, não temos nenhuma informação. São 13h21, está bastante calor e sol”, continua Kadu, revelando que Rose Miriam, viúva de Gugu Liberato, também está a bordo do cruzeiro.
O ex-A Grande Conquista deixou o carro em Tampa e não sabe se irá encontrá-lo novamente. “Deixamos o veículo no estacionamento do porto de Tampa, não sabemos se o carro ainda vai estar lá; espero que sim. Deixamos em um estacionamento coberto, em um andar alto. Acho que por não estarmos acostumados com esses fenômenos, somos os únicos preocupados no navio. A incerteza de não saber das coisas é ruim. Mas, na medida do possível, estamos bem, tentando aproveitar um pouco”, confessa.
"O que assusta um pouco, e a gente até brincou, é que no filme Titanic, quando estava tudo afundando lá fora, dentro do navio tocava música, serviam comida, faziam shows; e aqui no navio, tudo segue assim. Show, festa, músicas, apesar de quase não ter gente nas atividades. Mas tudo está seguindo o protocolo normal do navio", emenda Kadu.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, alertou na manhã desta quinta-feira que a ameaça do furacão ainda não acabou, após a passagem devastadora pela península do sudeste dos EUA. De acordo com ela, as enchentes provocadas pela tempestade do Milton devem se agravar em razão do efeito do furacão no mar.