Papa Francisco deixou herança? Saiba o que acontece com bens de líder da Igreja Católica

Contigo!






Morreu na segunda-feira (21), o Papa Francisco, aos 88 anos. Ele ocupava o cargo mais alto da Igreja Católica havia 12 anos e enfrentava problemas pulmonares. A morte do pontífice levanta uma dúvida comum entre os fiéis e curiosos: afinal, o Papa deixa herança? E para quem iriam seus bens?
O Papa tem herança?
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, não tinha herança, pois era membro da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas.
Esse grupo religioso é conhecido por fazer votos de pobreza, castidade e obediência. Ou seja, quem pertence à ordem renuncia aos bens materiais, e o Papa seguia essas regras com firmeza.
Francisco sempre foi admirado por levar uma vida humilde e próxima dos mais necessitados. Em uma de suas primeiras falas públicas como líder da Igreja, ele disse: "Como eu gostaria de uma Igreja pobre para os pobres".
Sua escolha do nome de pontífice, inspirado em São Francisco de Assis, é símbolo de simplicidade e desapego.
E os livros e obras escritas por ele?
Durante seu tempo como Papa, Francisco escreveu diversos livros teológicos e religiosos. Em tese, esses direitos autorais poderiam render valores financeiros.
No entanto, como esses ganhos ocorreram durante seu papado, tudo passa automaticamente a ser do Vaticano. Isso significa que mesmo esse possível rendimento não configura uma herança pessoal.
Ele poderia ter deixado algo para a família?
A única possibilidade de algum bem pessoal estaria ligada ao que Jorge Mario Bergoglio possuía antes de se tornar Papa. Porém, não há registros ou documentos que indiquem que ele tenha deixado qualquer tipo de fortuna.
Dentro da Igreja, ele era conhecido pela ausência de bens pessoais, uma postura coerente com sua ordem e seu discurso de vida.


