Quem é o cardeal expulso por Papa Francisco? Angelo Becciu quer participar do Conclave

Contigo!






Você sabia que Papa Francisco expulsou um cardeal do Conclave? Pois é, o pontífice tinha uma ótima relação com um de seus apoiadores até descobrir um grandioso escândalo que o fez cortar a relação pela raiz. Mas quem é esse religioso?
Quem é o cardeal expulso por Papa Francisco?
Trata-se de Angelo Becciu, o italiano que trabalhava na Secretaria de Estado do Vaticano, responsável pela gestão dos fundos do Óbulo de São Pedro, o sistema de arrecadação da Igreja. Ele ocupava a terceira maior posição do Vaticano. Ele tinha um relacionamento próximo com o papa até que se envolveu em uma polêmica.
Padre, ele participou das representações papais na República Centro-Africana, Sudão, Nova Zelândia, Libéria, Reino Unido, França e EUA. Ele teve funções no papado de João Paulo II, de Bento XVI e, claro, de Francisco.
Escândalo
Em 2020, ele estava no meio da compra de um edifício na Sloane Avenue, em Londres, que custou 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhões). Na época, ele foi acusado de participar de um esquema de fraude, lavagem de dinheiro e abuso de poder, mas tentou provar sua inocência. Naquele mesmo ano, ele foi banido de participar do Conclave.
Quer voltar a votar
Agora com a morte de Francisco, Becciu quer voltar a participar das votações. Por ter menos de 80 anos, ele foi convocado para as congregações gerais pré-conclave e não escondeu sua vontade de fazer parte. Ele insiste que é inocente e chegou a dizer que foi 'indultado' pelo papa, segundo o jornal La Nación.
Como será o funeral de Papa Francisco?
Papa Francisco marcou sua trajetória no Vaticano com grandes mudanças na Igreja Católica, dentre elas, uma nova forma de fazer o funeral dos Papas. O pontífice morreu na madrugada desta segunda-feira (21) e terá seu velório realizado neste sábado (25), mas a cerimônia será completamente diferente do método implementado pelos seus ancestrais. Saiba todos os detalhes.


