TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Notícias

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/04/2025 18h17
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16499566/original/open-uri20250403-72-1wgbxvw?1743704463
©Reprodução: Picturethisai
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quinta-feira (3), a comercialização de suplementos alimentares contendo Pereskia Aculeata, conhecida como ora-pro-nóbis. A medida foi tomada devido ao fato de que a planta não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares. Apesar da proibição para suplementos, o consumo e a comercialização da planta in natura não foram afetados.

Para que um ingrediente seja autorizado como suplemento alimentar, é necessário que passe por avaliação de segurança e eficácia, comprovando sua relevância como fonte de nutrientes ou substâncias benéficas para o corpo humano. A Anvisa ressalta que os suplementos alimentares não podem alegar efeitos terapêuticos, pois não são medicamentos, sendo destinados a pessoas saudáveis como complemento à alimentação.

A ora-pro-nóbis é uma PANC (Planta Alimentícia Não ConvencionaL). Muito utilizada na alimentação cotidiana, especialmente nos estados de Goiás e Minas Gerais, a planta pode ser consumida de diversas formas, como em saladas, sopas, refogados e chás, apresentando benefícios para a saúde.

A Anvisa destaca que a decisão de proibir suplementos alimentares com ora-pro-nóbis visa garantir a segurança e a conformidade dos produtos disponíveis no mercado, assegurando que apenas ingredientes devidamente avaliados e autorizados sejam utilizados nesse tipo de produto. A avaliação de segurança e eficácia é fundamental para garantir que os suplementos disponíveis sejam seguros e forneçam os nutrientes necessários de forma adequada, sem alegações terapêuticas indevidas.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também