Home
Notícias
Aprovação do governo Lula para de crescer, aponta Quaest
Notícias

Aprovação do governo Lula para de crescer, aponta Quaest

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/11/2025 11h14
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela Genial/Quaest revelou que a desaprovação e aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuam em níveis semelhantes. De acordo com os dados, 50% dos entrevistados desaprovam a administração do petista, enquanto 47% aprovam. A margem de erro é de dois pontos percentuais, demonstrando um empate técnico nos resultados.

Comparando com o levantamento anterior, em outubro, observa-se que a desaprovação teve uma leve oscilação, aumentando um ponto percentual (passando de 49% para 50%), enquanto a aprovação sofreu uma diminuição de um ponto (de 48% para 47%). Segundo o instituto, desde julho, a aprovação de Lula vinha variando dentro da margem de erro para cima, enquanto a desaprovação oscilava para baixo. Contudo, neste novo cenário, a situação se inverteu.

A pesquisa também apontou que a megaoperação policial no Rio de Janeiro, as declarações de Lula sobre o assunto e a preocupação com a segurança pública foram fatores que contribuíram para frear a melhoria na avaliação do governo. O impacto foi mais significativo no eleitorado independente, com Lula voltando a ser mais desaprovado do que aprovado. Na pesquisa atual, 50% dos brasileiros desaprovam o governo Lula, ante 49% em outubro, enquanto 47% o aprovam (uma redução de 1% em relação ao levantamento anterior).

Os números indicam um empate técnico pelo segundo levantamento consecutivo, após a aprovação e desaprovação terem se igualado em outubro, pela primeira vez desde janeiro. No eleitorado independente, houve um aumento na desaprovação de Lula em relação ao último mês, passando de um empate técnico em outubro para 52% de desaprovação e 43% de aprovação em novembro.

Por fim, a pesquisa mostrou que, de fevereiro a setembro, a desaprovação chegou a estar acima da aprovação, atingindo um pico em maio, com uma diferença de 17 pontos entre a avaliação negativa (57%) e a positiva (40%). No cenário atual, a diferença entre aprovação e desaprovação está em três pontos, sendo que na pesquisa anterior estava em um ponto apenas.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também