Aumento de casos de dengue leva cidades de São Paulo a decretarem emergência
ICARO Media Group TITAN
Um crescente número de casos de dengue levou 14 cidades do estado de São Paulo a decretarem estado de emergência, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. Durante a primeira semana epidemiológica de 2025, que compreende o período entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro deste ano, foram registrados 7.300 casos prováveis e 14 óbitos em investigação pela doença.
Os números revelam um aumento de 9,45% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 6.579 casos prováveis de dengue somente em São Paulo. Em nível nacional, o Brasil apresenta até o momento 16.299 casos prováveis e 16 óbitos em investigação, sendo metade destes concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O Sudeste do país responde por 61,8% dos casos de dengue registrados.
Diante desse cenário preocupante, o Ministério da Saúde anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses em São Paulo, visando conter a propagação da doença. Além disso, foi divulgado o Plano Nacional de Contenção para Dengue e outras Arboviroses, onde o aumento das infecções pelo sorotipo 3 do vírus é apontado como uma das principais preocupações para este ano.
Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos causados pela doença. Com a situação atual e a elevação dos números de casos em São Paulo, medidas emergenciais estão sendo tomadas a fim de controlar a propagação do vírus e prevenir maiores números de infectados e vítimas fatais pela dengue.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram