Aumento no uso de lentes de contato no Brasil traz alerta sobre riscos de infecções oculares
ICARO Media Group TITAN
O uso de lentes de contato no Brasil vem crescendo ano após ano, ultrapassando a marca de 3 milhões de usuários. No entanto, esse aumento também tem sido acompanhado por um aumento nos casos de ceratite infecciosa, uma inflamação na córnea, a lente externa do olho. Especialistas alertam para os riscos associados a essa prática, especialmente entre os jovens de 15 a 25 anos, considerados o grupo de maior risco.
De acordo com oftalmologistas, vários fatores contribuem para o aumento da vulnerabilidade dos usuários de lentes de contato, principalmente durante os dias mais secos. A baixa umidade no país aumenta a evaporação da lágrima, deixando os olhos mais suscetíveis a infecções. Além disso, o contato das lentes com a borda da córnea, somado à poluição do ar, pode gerar atrito e tornar o uso desconfortável.
Entre os hábitos de risco identificados pelos especialistas estão a falta de higiene, como não lavar as mãos antes de manusear as lentes, coçar os olhos, praticar esportes aquáticos ou tomar banho com elas e dormir sem retirá-las. Essas práticas podem reduzir a entrega de oxigênio à córnea e aumentar significativamente o risco de infecções, como a ceratite bacteriana, que pode levar a complicações sérias, incluindo úlceras e cicatrizes que comprometem a visão.
A ceratite infecciosa pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e acanthamoeba. A falta de cuidados na higiene das lentes e nos hábitos de uso aumenta consideravelmente o risco de contaminação e infecção da córnea. Portanto, é fundamental interromper o uso das lentes ao surgirem sintomas de irritação nos olhos e buscar acompanhamento médico imediato para o tratamento correto, que varia de acordo com o tipo de microrganismo envolvido.
Para prevenir infecções oculares, é essencial seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas, incluindo a consulta com um oftalmologista para a adaptação das lentes, a higienização correta das mãos, lentes e estojo, a troca regular da solução higienizadora e do estojo, além de evitar dormir com as lentes e tomar cuidado ao entrar em contato com água, seja no banho, mar ou piscina. O uso adequado de colírios lubrificantes também contribui para manter os olhos hidratados e saudáveis.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .