Home
Notícias
Banco Central adota novas regras para comprovantes do Pix
Notícias

Banco Central adota novas regras para comprovantes do Pix

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
04/04/2025 12h56
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (3) a implementação de novas regras para os comprovantes de transações realizadas pelo sistema Pix. Desde a última terça-feira (1º), os comprovantes de agendamento de um Pix passaram a ser obrigados a conter o termo "Agendamento Pix" juntamente com o ícone "calendar clock", enquanto os comprovantes de pagamentos concluídos devem apresentar o ícone do tipo "check". Essa medida visa combater golpes envolvendo falsos comprovantes e facilitar a identificação de transações concluídas pelos recebedores.

Além disso, foram divulgadas pelo Banco Central outras novidades relacionadas ao Pix. Destacam-se o lançamento do Pix Parcelado, previsto para iniciar em setembro, e o Pix em garantia, destinado ao uso em garantia de empréstimos. Durante um evento em comemoração aos 60 anos da instituição, na quarta-feira (2), o presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirmou que uma das principais metas deste ano é a modernização contínua do Pix, por meio da criação de novas funcionalidades e aprimoramento das modalidades já existentes.

Segundo dados da pesquisa "O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro", divulgada pelo Banco Central, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pela população brasileira, alcançando 76,4% de adoção desde o seu lançamento oficial em novembro de 2020. Em seguida, aparecem o cartão de débito, com 69,1%, e o uso de dinheiro em espécie, com 68,9%.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook, X, Bluesky, Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também