Home
Notícias
Banco Central comunica sexto vazamento de dados no Pix este ano
Notícias

Banco Central comunica sexto vazamento de dados no Pix este ano

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
11/07/2024 17h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16289882/original/open-uri20240711-75-8vrvwj?1720722411
©lpolop/PxHere/CC0 Domínio público
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (10/7) mais um caso de vazamento de dados no sistema Pix. Essa é a sexta ocorrência registrada somente neste ano, de acordo com o próprio órgão. Dessa vez, foram vazadas 39.088 chaves Pix registradas na 99Pay Instituição de Pagamento S.A., pertencente à instituição financeira 99Pay. O incidente afetou aproximadamente 0,0003% dos clientes da empresa e não houve comprometimento financeiro.

Os vazamentos ocorreram entre os dias 26 de junho e 2 de julho. O Banco Central informou que as falhas de segurança que permitiram o acesso indevido às chaves dos clientes foram pontuais nos sistemas da 99Pay. Entretanto, a instituição ressaltou que não foram expostas informações sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais, nem qualquer outra informação sob sigilo bancário.

Ainda segundo a nota divulgada pelo BC, as informações obtidas pelos invasores são apenas de natureza cadastral, o que não possibilita a movimentação de recursos ou acesso a contas bancárias ou outras informações financeiras. A instituição enfatizou que as pessoas cujos dados foram comprometidos serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking da própria instituição financeira. Não será utilizada qualquer outra forma de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O Banco Central garantiu que serão tomadas todas as medidas necessárias para investigar detalhadamente o caso e que serão aplicadas as sanções previstas pela legislação vigente. Já a 99Pay lamentou o incidente e informou que entrou em contato com os usuários afetados, representando cerca de 0,0003% da base total, para esclarecimentos e apoio. A empresa reforçou o seu compromisso com a segurança, privacidade de dados e combate à fraudes digitais em todas as suas operações.

Este é o sexto vazamento de dados envolvendo o sistema Pix registrado pelo Banco Central. Somente este ano, quase 200 mil chaves foram expostas sob responsabilidade de diferentes instituições financeiras. O caso mais recente ocorreu entre 21 e 27 de maio, quando 19.849 chaves Pix da Iugu Instituição de Pagamentos S.A. foram vazadas.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também