Home
Notícias
Barcelona proíbe aluguel de apartamentos de uso turístico a partir de 2029
Notícias

Barcelona proíbe aluguel de apartamentos de uso turístico a partir de 2029

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
24/06/2024 22h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16269180/original/open-uri20240624-74-p8iezh?1719267929
©bing.com - commons.wikimedia.org
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A prefeitura de Barcelona anunciou uma nova medida que proibirá o aluguel de apartamentos para temporada na cidade, a partir do final de 2028. O prefeito Jaume Collboni afirmou que não serão concedidas novas licenças de uso turístico para residências e que, em novembro de 2028, as licenças dos 10.101 apartamentos atualmente disponíveis para aluguel a turistas não serão renovadas.

Essa ação visa frear o aumento dos valores dos imóveis na cidade, tornando-a mais acessível para os moradores. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 68% nos preços dos aluguéis e de 38% nos preços de venda das propriedades. Com os valores inflacionados devido ao aluguel de temporada, os moradores de Barcelona estão encontrando dificuldades para encontrar imóveis e permanecer na cidade chegando até mesmo a considerar mudança para municípios menores e regiões periféricas, o que tem consequências para o acesso ao trabalho. O prefeito ressaltou que o acesso à moradia tornou-se um fator de desigualdade, principalmente para os jovens.

Os 10.101 apartamentos que atualmente podem ser alugados por temporada serão destinados aos moradores da cidade ou colocados no mercado para venda ou aluguel. Nos últimos anos, Barcelona não permitiu a concessão de novas licenças para apartamentos turísticos, além desses já existentes. Desde 2016, as autoridades locais já ordenaram o fechamento de 9.700 apartamentos turísticos ilegais.

Além de buscar que a condição de moradia retorne à normalidade, essa medida deve beneficiar os hotéis da cidade, já que muitos turistas buscam acomodações como os apartamentos alugados por aplicativos como o Airbnb. A partir de 2029, sem a opção do aluguel de residências, os viajantes serão obrigados a se hospedar em hotéis e pousadas.

Quer ficar informado? Participe do nosso canal no WhatsApp  ou Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também