TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
CNJ quer reduzir quantidade de processos trabalhistas
Notícias

CNJ quer reduzir quantidade de processos trabalhistas

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
01/10/2024 18h39
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16361911/original/open-uri20241001-54-1pqw5a5?1727809748
©bing.com - digital.report
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução nesta segunda-feira (30) com o objetivo de diminuir a quantidade de processos trabalhistas no país. A partir de agora, quando o acordo firmado entre empregador e empregado na rescisão do contrato de trabalho for homologado pela Justiça do Trabalho, futuras reclamações trabalhistas não serão permitidas. A resolução, apresentada pelo ministro Luís Roberto Barroso, busca trazer mais segurança jurídica aos empregadores e facilitar a formalização de trabalhadores, além de reduzir o número de mais de 5 milhões de reclamações trabalhistas pendentes na Justiça do Trabalho, conforme dados do CNJ.

Para garantir que o trabalhador não seja lesado, a resolução estabelece que a homologação do acordo só será finalizada após assegurados os direitos do empregado, como assistência jurídica e sindical. A quitação final concedida pelo juiz do trabalho será irreversível, exceto em situações específicas, como doenças ocupacionais não identificadas no momento da homologação. Nos primeiros seis meses, a resolução se aplicará a acordos com valor acima de 40 salários mínimos, para avaliar seu impacto na redução dos processos trabalhistas.

O ministro Barroso ressaltou que a resolução foi elaborada após ouvir diversas partes interessadas, como centrais sindicais, setores empresariais, juízes do Trabalho, Ministério Público e o governo federal.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também