Com voto de Toffoli, STF tem maioria pela condenação de Carla Zambelli

ICARO Media Group TITAN






A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O julgamento, realizado no plenário virtual do STF, também se posicionou a favor da cassação do mandato da parlamentar como consequência da condenação, uma vez esgotadas as chances de recurso.
Seis ministros votaram pela condenação de Zambelli: Gilmar Mendes (relator do caso), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. O processo, no entanto, está suspenso devido a um pedido de vista do ministro Nunes Marques, que terá até 90 dias para analisar o caso. Mesmo com a suspensão, a maioria já está formada, o que indica a tendência da cassação do mandato e a condenação da deputada.
A denúncia contra Zambelli no STF surgiu devido a um incidente em que a deputada sacou uma arma e apontou para um homem em São Paulo, um dia antes do segundo turno das eleições de 2022.
Alexandre de Moraes reforçou a seriedade da acusação com base nos depoimentos colhidos, que evidenciaram a submissão da vítima a uma situação de intimidação armada. Já a ministra Cármen Lúcia salientou que as provas indicaram um claro constrangimento ilegal por parte de Zambelli, que cerceou a liberdade de outra pessoa por meio de grave ameaça com arma de fogo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

