TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Com voto de Toffoli, STF tem maioria pela condenação de Carla Zambelli
Notícias

Com voto de Toffoli, STF tem maioria pela condenação de Carla Zambelli

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/03/2025 13h13
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490747/original/1_zambelli_arma-38729043?1742909436
©Reprodução: Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O julgamento, realizado no plenário virtual do STF, também se posicionou a favor da cassação do mandato da parlamentar como consequência da condenação, uma vez esgotadas as chances de recurso.

Seis ministros votaram pela condenação de Zambelli: Gilmar Mendes (relator do caso), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. O processo, no entanto, está suspenso devido a um pedido de vista do ministro Nunes Marques, que terá até 90 dias para analisar o caso. Mesmo com a suspensão, a maioria já está formada, o que indica a tendência da cassação do mandato e a condenação da deputada.

A denúncia contra Zambelli no STF surgiu devido a um incidente em que a deputada sacou uma arma e apontou para um homem em São Paulo, um dia antes do segundo turno das eleições de 2022. 

Alexandre de Moraes reforçou a seriedade da acusação com base nos depoimentos colhidos, que evidenciaram a submissão da vítima a uma situação de intimidação armada. Já a ministra Cármen Lúcia salientou que as provas indicaram um claro constrangimento ilegal por parte de Zambelli, que cerceou a liberdade de outra pessoa por meio de grave ameaça com arma de fogo.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também