Home
Notícias
Comandante iraniano morre em suposto ataque de Israel a consulado na Síria
Notícias

Comandante iraniano morre em suposto ataque de Israel a consulado na Síria

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
01/04/2024 18h16
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16138733/original/Captura_de_Tela_2024-04-01_a%CC%80s_13.46.55?1712000840
©Reprodução- Redes Sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (1º), aviões militares realizaram um ataque ao consulado do Irã em Damasco, na Síria, resultando na morte do comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Reza Zahedi, de acordo com a mídia estatal iraniana. A ação também ocasionou a morte de pelo menos 15 pessoas, e outras ficaram feridas, segundo informações da mídia estatal síria.

 

Veja no Twitter
twitter

Ataque israelí cerca de la Embajada iraní en Siria. pic.twitter.com/d6DanS4trw

April 1, 2024

O governo iraniano responsabilizou Israel pelas consequências do ataque ao consulado na capital síria, conforme declarado pelo ministro de Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, em um telefonema com o ministro de Relações Exteriores da Síria, conforme noticiado pela mídia estatal iraniana. O alvo principal do ataque foi identificado como sendo Reza Zahedi, de acordo com informações da mídia estatal iraniana.

Israel, por sua vez, preferiu não comentar sobre as notícias divulgadas pela mídia estrangeira, de acordo com o pronunciamento de um porta-voz militar do país. No entanto, quatro autoridades israelenses, que falaram sob condição de anonimato ao jornal americano "The New York Times", confirmaram que Israel realizou de fato o ataque, embora não tenham confirmado a morte do comandante Reza Zahedi.

O canal de TV estatal da Síria também confirmou que o prédio do consulado foi atacado, enquanto a mídia iraniana noticiou que um prédio próximo à embaixada também foi atingido. A agência de notícias dos estudantes iranianos informou que os alvos eram o consulado e a residência do embaixador.

Para o ministro de Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o ataque ao consulado em Damasco representa uma violação de todas as convenções internacionais. Já o embaixador do Irã na Síria, Hossein Akbari, conseguiu escapar ileso e afirmou que a resposta do Irã será dura.

É importante ressaltar que o grupo terrorista Hamas, que atua na Faixa de Gaza, recebe apoio do Irã. Desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, os israelenses têm intensificado os ataques contra alvos ligados a dois grupos atuantes em território sírio.

Segundo o site oficial do aiatolá Ali Khamenei, o general Mohammad Reza Zahedi foi nomeado comandante das forças terrestres da Guarda Revolucionária do Irã em 21 de janeiro de 2006. De acordo com o "New York Times", Zahedi era responsável pelas operações secretas do Irã na Síria e no Líbano.

Na sexta-feira, Israel realizou um dos ataques mais mortais em meses na província de Aleppo, ao norte da Síria, e anunciou também a morte de Ali Abed Akhsan Naim, comandante sênior do Hezbollah no Líbano. Ele era o vice-comandante da unidade de foguetes e mísseis do grupo e foi apontado como um dos líderes da milícia apoiada pelo Irã em ataques com foguetes contra civis israelenses.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também