Home
Notícias
Comissão da Câmara avança com PEC que pode proibir aborto legal no Brasil
Notícias

Comissão da Câmara avança com PEC que pode proibir aborto legal no Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
27/11/2024 20h19
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16407842/original/open-uri20241127-94-tmkv31?1732738922
©bing.com - marcozero.org
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem o poder de proibir o aborto em todas as situações permitidas atualmente no Brasil. Apresentada pelo ex-deputado Eduardo Cunha em 2012, a proposta inclui a expressão "desde a concepção" no trecho da Constituição que aborda os direitos e garantias fundamentais, estabelecendo a "inviolabilidade do direito à vida".

O parecer da relatora da proposta, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), favorável à admissibilidade do texto, foi aprovado por 35 votos a favor e 15 contra na sessão realizada na quarta-feira (27). Caso aprovada, a PEC poderia revogar os direitos vigentes que autorizam o aborto em casos de anencefalia, estupro e risco de vida para a mãe.

A proposta, que agora seguirá para análise de uma comissão especial a ser constituída, deixa em alerta especialistas que destacam que sua aprovação representaria uma mudança significativa no direito ao aborto no país. Criticada por ativistas pró-aborto, a PEC levanta discussões importantes sobre o início da vida e a garantia dos direitos reprodutivos das mulheres.

Vale ressaltar que a CCJ, composta por membros como Caroline de Toni (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Delegado Ramagem (PL-RJ), desempenha um papel fundamental na avaliação da constitucionalidade das propostas que entram em pauta para discussão na Câmara dos Deputados. A possibilidade de votação da PEC em plenário dependerá da inclusão na agenda do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), sendo requeridos no mínimo 308 votos a favor para sua aprovação.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também