Conclave: saiba a idade média e a procedência dos cardeais que participam

ICARO Media Group TITAN






Um total de 135 cardeais, com uma idade média de 70 anos, de várias partes do mundo se reunirão em conclave para eleger o próximo líder da Igreja Católica. Entre eles, os cardeais europeus ainda são os mais numerosos, seguidos pelos da Ásia, das Américas Central e do Sul, da África, da América do Norte e da Oceania. A representação europeia diminuiu em comparação com a eleição anterior, em que 52% dos cardeais eram europeus.
Com o limite de idade para a convocação ao conclave sendo 80 anos, 117 cardeais não participarão da eleição do próximo pontífice, marcada para o início de maio. Os países mais representados nas deliberações serão a Itália, os Estados Unidos e o Brasil, seguidos pela França, Espanha, Argentina, Canadá, Índia, Polônia e Portugal, todos eles com um número significativo de representantes no conclave.
Além disso, Jerusalém será adicionada à lista de 70 países representados no conclave, graças à presença do patriarca latino da Cidade Santa, que completou 60 anos recentemente. O cardeal mais jovem presente é o arcebispo de Melbourne, Austrália, de 45 anos, enquanto o decano do conclave é o arcebispo de Madri, Espanha, que fará 80 anos ainda neste mês. A maioria esmagadora dos cardeais presentes foi nomeada pelo papa Francisco, seguido por um menor número nomeado por Bento XVI e João Paulo II.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram


