Condição de chuva no Sul e ar seco no Sudeste: veja a previsão do tempo para quinta-feira (9) em todo o país
ICARO Media Group TITAN
Uma frente fria em deslocamento está causando um aumento na condição de chuva na região Sul do Brasil. De acordo com a previsão para quinta-feira (9), o tempo ainda será instável no norte e na Serra Gaúcha. No entanto, a frente fria se movimentará para alto mar, ampliando a possibilidade de chuva a qualquer momento no centro-sul e interior de Santa Catarina.
No Vale do Itajaí e nas regiões sul e leste do Paraná, o sol irá aparecer durante a manhã, mas a condição de chuva aumentará à tarde. Já no sul e oeste do Rio Grande do Sul, a alta pressão irá ganhar força, proporcionando um tempo mais firme e temperaturas mais baixas, especialmente durante o amanhecer.
Em relação às outras regiões do país, devido à umidade proveniente do mar, está prevista apenas chuva isolada e fraca no norte e no litoral do Espírito Santo e no litoral sul de São Paulo. Nas demais áreas do Sudeste, o ar seco continuará predominando, resultando em um dia de sol, muito calor e tempo firme.
A umidade do ar seguirá baixa entre o interior de São Paulo e o Triângulo de Minas Gerais, sem alterações significativas nas condições climáticas. No Distrito Federal, leste e sul de Goiás, a previsão é de sol, tempo aberto e sem nebulosidade, porém a umidade do ar permanecerá em níveis de alerta durante a tarde.
No estado de Mato Grosso, haverá chuva apenas nas regiões que fazem divisa com Rondônia, enquanto as capitais das demais regiões do Brasil terão tempo firme e muito calor à tarde.
Na faixa litorânea que se estende do Sergipe ao Rio Grande do Norte, a infiltração marítima irá estimular a formação de muitas nuvens de chuva. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará atuando e aumentando a umidade no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará, com possibilidade de chuva a qualquer momento.
No interior da Bahia, o clima continuará quente e seco, sem previsão de chuva no sul do Maranhão e Piauí. Nas demais áreas do país, é esperado um tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva rápidas e pontuais.
Haverá nuvens carregadas sobre o norte do Amazonas e o estado de Roraima, com o risco de pancadas de chuva a qualquer momento, podendo ocorrer também temporais. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando o clima no leste e norte do Amapá, assim como no litoral do Pará, onde poderá ocorrer chuva forte, acompanhada de trovoadas.
No centro-sul do Tocantins e no sul de Rondônia, o tempo seguirá firme, porém nas demais áreas, é possível que ocorram pancadas de chuva à tarde de forma pontual.