Convenção democrata inicia votação para confirmar Kamala Harris e escolher vice
ICARO Media Group TITAN
Os delegados do Partido Democrata deram início nesta quinta-feira (1º) à votação para confirmar a nomeação da atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, como candidata do partido nas eleições presidenciais em novembro. Esse processo de votação ocorrerá ao longo de vários dias, com previsão de término na noite de segunda-feira (5).
Diferentemente do que acontece normalmente, a nomeação oficial do candidato não será realizada presencialmente durante a convenção do partido, que estava marcada para acontecer este ano em Chicago entre os dias 19 e 22 de agosto. Os democratas decidiram antecipar a votação e realizar o processo de forma online, em função de requisitos procedimentais no estado de Ohio.
No entanto, o Partido Democrata não forneceu informações sobre como esse processo será monitorado e como os resultados serão anunciados. Apesar disso, Harris já é vista como a única substituta possível após a desistência de Joe Biden. Ela recebeu apoio dos dirigentes do partido e tem apresentado melhores resultados nas pesquisas.
A vice-presidente também deu novo ânimo a base democrata, influenciando diretamente em sua campanha de arrecadação de fundos. Em poucos dias, sua campanha já recebeu mais de US$ 200 milhões.
Com a desistência de Biden e a candidatura de Harris, os democratas estão determinados a demonstrar um apoio sólido à sua candidata. A disputa contra o atual presidente Donald Trump promete ser acirrada, mas as pesquisas indicam que com Kamala Harris os democratas estão em melhores condições para enfrentar o magnata, que até pouco tempo atrás era o favorito à reeleição.
Além das dificuldades, Harris tem sido alvo de ataques por parte de Trump. Na quarta-feira, ele a acusou de utilizar a questão racial como motivos eleitorais. Kamala Harris é filha de pai jamaicano e mãe indiana, sendo a primeira pessoa negra e asiática a ocupar a posição de vice-presidente dos Estados Unidos.
Os democratas terão ainda que escolher o companheiro de chapa de Kamala para tornar-se vice-presidente em caso de ganhar a eleição. Analistas políticos mencionam o nome de quatro governadores de estados importantes, além de um senador, como possíveis escolhas, mas até o momento Harris não tomou uma decisão, conforme destacou sua equipe na terça-feira (30).