Home
Notícias
Eleições no Uruguai: candidato de esquerda lidera pesquisa
Notícias

Eleições no Uruguai: candidato de esquerda lidera pesquisa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
27/10/2024 12h32
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16382483/original/open-uri20241027-57-1dp4j2m?1730032567
©Wikipedia
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O Uruguai se prepara para as eleições presidenciais neste domingo (27), com o candidato da esquerda, Yamandú Orsi, liderando as intenções de voto, entre 41% e 47%. Caso seja eleito, Orsi, de 57 anos e professor de história, substituirá o atual presidente de centro-direita, Lacalle Pou. As pesquisas apontam que o pleito pode se encaminhar para o segundo turno, já que nenhum candidato alcançará a maioria necessária para vencer no primeiro turno.

Além de Orsi, os outros candidatos na disputa são Álvaro Delgado, do Partido Nacional, com 20% a 25% das intenções de voto, e Andrés Ojeda, do Partido Colorado, com cerca de 15%. Delgado é veterinário, tem 55 anos e foi secretário da Presidência durante o mandato de Lacalle Pou, enquanto Ojeda, de 40 anos, é advogado. A eleição é aguardada com grande expectativa, já que o novo presidente governará o país até 2029.

A campanha eleitoral no Uruguai também está marcada por um plebiscito sobre reforma previdenciária que será realizado juntamente com a eleição presidencial. A proposta de modificação constitucional apresentada pela maior central sindical do país tem gerado debates e controvérsias. Segundo análises, a aprovação da mudança constitucional poderia resultar em instabilidade fiscal, aumento do risco-país, diminuição dos investimentos privados e insegurança jurídica.

Embora os candidatos tenham se engajado em debates sobre a reforma previdenciária, a falta de empolgação do eleitorado e a superficialidade das discussões têm sido apontadas por especialistas. A disputa política no Uruguai tem se intensificado, com tentativas de vinculação entre Yamandú Orsi e a proposta de reforma, mesmo que o candidato de esquerda tenha declarado rejeitar a iniciativa. A população deve se dirigir às urnas neste domingo para decidir tanto a presidência quanto as mudanças propostas na Constituição.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também