Home
Notícias
Embaixador brasileiro na Argentina é convocado para consultas pelo Itamaraty
Notícias

Embaixador brasileiro na Argentina é convocado para consultas pelo Itamaraty

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
15/07/2024 18h21
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16292921/original/open-uri20240715-66-1yekfdg?1721070634
©bing.com - renatorabelo.blog.br
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Itamaraty, convocou o embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, para consultas em Brasília. De acordo com fontes do Itamaraty, o objetivo da visita é discutir a conjuntura e a forma de gerir a relação com o governo argentino liderado por Javier Milei.

Apesar do Brasil e a Argentina serem os principais parceiros no continente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Milei possuem uma relação pouco amistosa, representando diferentes campos ideológicos e políticos. Desde sua eleição em novembro de 2023, Milei nunca se reuniu com Lula, mesmo que tenha estado no Brasil há apenas 10 dias, participando de uma convenção de políticos conservadores que são rivais do presidente brasileiro.

Após a reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o embaixador Bitelli ainda não possui confirmação de quando irá se reunir com o presidente Lula. Ele deverá permanecer alguns dias no Brasil para tratar dos assuntos pertinentes à relação entre os dois países.

Bitelli, que teve papel fundamental na aproximação entre Mauro Vieira e a ministra das Relações Exteriores argentina, Diana Mondino, foi escolhido para as consultas devido ao amplo acesso que possui em Buenos Aires.

Um episódio recente que evidenciou a tensão dessa relação conturbada entre os países foi uma postagem feita pelo presidente Milei em suas redes sociais no início deste mês. Na postagem, Milei se referiu, de forma genérica, a opiniões que ele considerou típicas de um "perfeito dinossauro idiota", sem mencionar nomes.

O presidente argentino, ao longo da postagem, citou opiniões que, segundo ele, são características dessa figura. Dentre elas, criticou a falta de reconhecimento do "perfeito idiota" em relação à tentativa de golpe militar na Bolívia, a qual ele considerou uma "fraude". Além disso, Milei afirmou que esse "perfeito idiota" se incomoda com suas declarações sobre Lula, pois, na visão dele, o ex-presidente brasileiro é "comunista" e "corrupto".

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também