Home
Notícias
Empresa israelense vai fornecer sistema de artilharia ao Brasil
Notícias

Empresa israelense vai fornecer sistema de artilharia ao Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
29/04/2024 14h22
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16189964/original/open-uri20240429-77-1e7wpd1?1714403949
©Divulgação / Elbit Systems
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Elbit Systems, empresa sediada em Haifa, Israel, venceu uma licitação para fornecer sistemas de artilharia para o Exército Brasileiro. O resultado da concorrência internacional foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Comando Logístico/Chefia de Material do Exército, dentro do projeto para a obtenção 36 viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado 155mm sobre rodas (VBCOAP 155mm SR).

Os sistemas concorrentes, após o resultado da primeira fase da licitação em que quatro candidatos foram eliminados, foram o NORINCO SH-15, Excalibur Zuzana 2, KNDS CAESAR e Elbit ATMOS. Feita a avaliação final, o sistema de artilharia ATMOS da Elbit ficou em primeiro lugar, seguido pelo Zuzana 2 em segundo, CAESAR em terceiro e SH-15 em quarto lugar.

A proposta da Elbit despontou não apenas pelo aspecto técnico e financeiro, mas também por ser a única empresa entre as quatro finalistas com capacidade fabril atuante no país. A empresa possui duas unidades e mais de 40 produtos estratégicos de defesa, gerando centenas de empregos diretos. Além disso, a Elbit já possui acordos de compensação para transferência de tecnologia para outras empresas da Base Industrial de Defesa (BID) nacional, o que reduz a dependência tecnológica em diversas áreas.

A proposta da Elbit destacava a capacidade de produção de munição de 155mm, padrão e especial, no Brasil, garantindo suporte logístico no país e reduzindo a dependência de importação. Além disso, a empresa possui experiência comprovada na criação de simuladores para sistemas de armas remotamente controlados e conta com parcerias estratégicas para oferecer suporte logístico e integração de sistemas.

Quanto à produção de munição, a Elbit assinou um memorando de entendimento com a Indústria Brasileira de Material Bélico (IMBEL) para aumentar a capacidade de produção de granadas, cargas e outros componentes de munição de 155mm. O objetivo é expandir a capacidade de produção e certificar os modelos de munição para facilitar sua exportação.

A Elbit Systems tem uma parceria com a empresa brasileira CSD - Componentes e Sistemas de Defesa, que desenvolverá e produzirá em grande escala munições especiais de calibre 155mm, voltadas para atender às necessidades das Forças Armadas Brasileiras e do mercado internacional. Essa parceria busca tornar a CSD a principal fornecedora de munição da Elbit e fortalecer a independência industrial e tecnológica do Brasil nessa área.

A entrega das duas primeiras viaturas deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025, para a realização de testes. Após a aceitação do sistema pelo Exército Brasileiro, será assinado o contrato para a aquisição das 34 unidades restantes.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também