Encontro entre Lula e Donald Trump deve acontecer em novembro, afirmam autoridades
ICARO Media Group TITAN

Autoridades dos Estados Unidos e do Brasil definiram, durante reunião na Casa Branca, que o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump será realizado em novembro. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, participaram da reunião, que teve duração de cerca de uma hora e quinze minutos.
Durante o encontro, ficou acordado que as equipes de ambos os países irão elaborar uma pauta conjunta com os temas de interesse a serem discutidos nas negociações bilaterais.
De acordo com interlocutores, a reunião não aprofundou temas específicos e foi marcada por um tom protocolar. A maior parte do tempo contou com a presença de assessores, mas Vieira e Rubio conversaram a sós por aproximadamente 15 minutos. Fontes próximas relataram que o secretário de Estado demonstrou cordialidade e disposição em fortalecer o diálogo com o governo brasileiro.
O encontro ocorre em meio à recente decisão do governo norte-americano de elevar em 50% as tarifas sobre uma série de produtos brasileiros. O telefonema entre Lula e Trump, ocorrido na semana anterior, também integra o esforço diplomático para reduzir tensões e reaproximar as relações bilaterais. A reunião desta quinta-feira foi realizada a portas fechadas, sem acesso da imprensa.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

