Entenda como funciona a fiscalização eletrônica do excesso de peso em cargas

ICARO Media Group TITAN






A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou a fiscalização eletrônica de peso em caminhões nas BRs 364 e 365, por meio do sistema HS Wim. Desde o início do projeto, em 2 de dezembro, foram registradas 14,2 mil autuações, de acordo com dados da Ecovias do Cerrado. Essa nova forma de fiscalização permite que os veículos sejam pesados em movimento, dispensando a necessidade de parar em balanças tradicionais.
Com a implementação do sistema de pesagem em caráter experimental entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO), a ANTT e a Ecovias do Cerrado buscam coibir o excesso de peso em caminhões. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas flagrados com peso acima do permitido são multados em, no mínimo, R$130,16, com acréscimo a cada 200 kg excedidos.
Além disso, há a previsão de multa no valor de R$195,23 para quem se recusa a passar pela pesagem. Com a fiscalização eletrônica, torna-se mais difícil evitar a autuação, uma vez que os sensores instalados na pista realizam a medição em alta velocidade, sem a necessidade de parada.
O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destaca a eficácia do sistema ao identificar veículos com pequenos ou grandes excessos de carga. A ANTT mencionou a possibilidade de substituir os postos de pesagem tradicionais pelo HS Wim, se os resultados continuarem positivos. Por outro lado, questões regulatórias ainda precisam ser resolvidas, como o procedimento a ser adotado com cargas excedentes, uma vez que a retirada dos materiais no local não será possível com a fiscalização em movimento.
A medida visa não apenas coibir o excesso de carga, mas também promover a segurança viária, evitando acidentes graves envolvendo veículos sobrecarregados. A expectativa é que, com a redução do excesso de peso, os riscos de acidentes diminuam, contribuindo para a fluidez e a segurança do tráfego nas rodovias fiscalizadas.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram


