Envelhecimento populacional no Brasil impacta mercado de varejo e serviços
ICARO Media Group TITAN

Nos próximos 25 anos, o Brasil passará por uma significativa transição demográfica, deixando de ser uma nação jovem. De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050, quatro em cada dez brasileiros estarão na faixa etária da meia-idade. Esse cenário transformará a antiga pirâmide etária em um retângulo, indicando uma população mais madura e longeva.
Especialistas alertam que o varejo que não se adaptar a esse novo perfil corre o risco de ficar para trás e destacam que o mercado já está vivenciando a era do consumidor multigeracional. Com a coexistência de cinco gerações — baby boomers (nascidos entre 1947 e 1963), geração X (de 1964 a 1983), Millennials (de 1984 a 1995), geração Z (1995 a 2009) e geração Alfa (a partir de 2010) — torna-se essencial a personalização de produtos e serviços para atender às diferentes necessidades, gostos e fragilidades de cada grupo. Empresas menores são apontadas como mais dinâmicas na adaptação às demandas de cada geração.
Empresas de varejo e serviços estão diante de um cenário promissor, com potencial para explorar oportunidades valiosas dentro desse novo contexto demográfico. Consultores de negócios ressaltam a importância da personalização no atendimento ao cliente, destacando a necessidade de se adaptar às rápidas mudanças e exigências de um mercado multigeracional. A inovação e a inteligência de mercado são apontadas como fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam às demandas específicas de cada geração.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.


